NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Tudo sobre o AOC G2460PQU, um monitor dedicado a videojogos

Tudo sobre o AOC G2460PQU, um monitor dedicado a videojogos

sábado, 03 outubro, 2015 /
Tudo sobre o AOC G2460PQU, um monitor dedicado a videojogos

O AOC G2460PQU é um monitor de 24 polegadas apropriado para videojogos com um desempenho exigente

 

*Imagens: Telemoveis.com/Daniel Galvão
*Artigo publicado também em iOnline - Tecnologia

 

O AOC G2460PQU pode ser encontrado em cadeias de retalho como a FNAC a partir de € 356, ainda que uma breve pesquisa pelo KuantoKusta consiga reduzir este valor para uma média de € 322,56 (variando consoante a loja em que estiver a ser comercializado).

As suas características mais apelativas incluem a sua interessante taxa de actualização (de 144 Hz) e o seu tempo de resposta de 1ms (milisegundo), o que o tornam numa boa aposta para usufruir de uma experiência de jogo fluida em títulos rápidos. Este monitor é Full HD (1080 x 1920) e vem equipado com:

• Porta VGA
• DisplayPort
• Porta DVI-Dual Link
• Porta HDMI
• 4 portas USB 2.0, incluindo uma de carregamento rápido (para telemóveis e tablets)

 

De facto, importa referir que o hub USB do AOC G2460PQU permite carregar dispositivos móveis até três vezes mais depressa do que uma porta USB normal. Aliam-se a estas características um design fino e elegante, que permite usufruir de 7 modos de exibição de conteúdo em tamanhos diferentes:

• Pillar Box (5:4), 17 polegadas
• Pillar Box (5:4), 19 polegadas
• Widescreen (16:9), 19 polegadas
• Widescreen (16:9), 21,5 polegadas
• Widescreen (16:9), 22 polegadas
• Widescreen (16:9), 24 polegadas

 

De altura ajustável, o AOC G2460PQU também inclui um gancho na parte traseira onde podemos prender cabos/fios e libertar, assim, espaço na mesa. No lado direito do painel tem duas portas USB adicionais.

 

Para quem leva jogos a sério

 

Um aspecto interessante nesta proposta da AOC está no seu desempenho rápido, mas suave, que o tornam numa aposta fiável para quem aprecia jogos exigentes. Também as cores e os contrastes no G2460PQU se caracterizam pela solidez, ainda que sejam notáveis algumas quebras de desempenho quando se muda o ângulo de visão, ou então na escala de cinzentos (um aspecto que, por sua vez, tende a ser comum em monitores com tecnologia Twisted Nematic).

 

AOC G2460PQU. Design

 

O design no G2460PQU não é brilhante, mas antes adequado ao segmento de mercado em que concorre. Este modelo traz alguns acabamentos em vermelho que lhe conferem um aspecto ligeiramente agressivo ou arrojado, mas em geral não se destaca muito de outros monitores da concorrência. Possui uma moldura fina com 0,5 polegadas e apresenta um ecrã com revestimento anti-reflexo.

Aqui os botões encontram-se localizados na moldura inferior do ecrã, o que inclui o botão ON/OFF e um sensor de luz ambiente (bem como um modo de ajuste automático, chamado i-Care) que permite ajustar o brilho do ecrã, em resposta às condições de luminosidade do local onde se encontra.

Também apresenta duas colunas embutidas (de 2 watts), capazes de aguentar o volume máximo sem qualquer sinal de distorção. Poderia, contudo, ter uma melhor qualidade de reprodução de sons graves.

 

Tudo sobre o AOC G2460PQU, um monitor dedicado a videojogos

 

AOC G2460PQU. Desempenho

 

O desempenho é definitivamente um dos pontos altos deste modelo, em particular em videojogos mais exigentes graficamente, sendo simultaneamente rápido e suave. O AOC G2460PQU também obteve um óptimo desempenho na reprodução de cores, apresentando  contrastes apelativos.

A este respeito, contudo, nem todos os aspectos são positivos. A título de exemplo, o modo DCB (Dynamic Color Boost), que permite destacar/optimizar certas cores, tende a sobrecarregar algumas cores com saturação, pelo que, para uma melhor experiência visual, talvez seja recomendável deixar esta opção desactivada.

O AOC G2460 PQU traz ainda seis modos de visualização pré-definidos:

• Standard
• Cinema
• Desportos
• Jogos
• Texto
• Internet

 

Onde o desempenho do AOC G2460 PQU deixa mais a desejar é em escalas de cinzento. Não que o seu desempenho seja particularmente mau aqui, mas este tem sido um problema desde sempre associado a monitores TN. Algumas cores exibidas dentro desta escala (geralmente os tons mais claros) tendem a apresentar um aspecto ‘deslavado’ - uma questão que não parece afectar tons mais escuros da mesma cor.

Onde as mudanças de cor são particularmente notáveis é em ângulos de visão a partir dos 65 graus, a partir do centro, quando a imagem é vista a partir de um ângulo lateral. Nestes casos a imagem escurece (a distância, quer seja a partir do topo do ecrã ou do fundo, tende a manter-se igual), mas este é um comportamento tipico neste tipo de monitores.

Os consumos de energia do AOC G2460PQU são consideravelmente elevados para a sua gama: este ecrã chega a consumir 31 watts em modo Standard, enquanto que no modo Text apresenta consumos consideravelmente mais económicos na ordem dos 17 watts - para videojogos, contudo, torna-se necessário utilizar um modo de visualização mais apropriado para não afectar o desempenho.

 

AOC G2460PQU. Conclusões

 

O G2460PQU não é um monitor perfeito, mas conta certamente com aspectos positivos. Entre os seus pontos mais interessantes estão incluídos:

• A sua taxa de actualização (144 Hz)
• A exibição adequada de cores
• A quantidade de funcionalidades que traz comparado com ecrãs da mesma gama

Contudo, nem todos os aspectos desta experiência são positivos. Alguns dos aspectos que merecem mais críticas incluem:

• O desempenho na exibição de cores da escala cinza
• Má visualização a partir de outros ângulos de visualização

 

*Telemoveis.com

 

3,080