NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Toshiba
Data
Nome

A Toshiba é uma empresa antiga e cheia de história. Antes de se fundir no conglomerado actual, as suas raízes remontam, do lado do pai, à Tanaka Seizo-sho e, do lado materno, à Hakunetsu-sha.

A Tanaka Seizo-sho (Empresa de trabalhos de engenharia Tanaka) nasceu nos idos de 1875, e foi o primeiro fabricante de equipamento telegráfico no país do sol nascente sob a batuta de Hisashige Tanaka, falecido em 1881, e conhecido pelas suas invenções de juventude, que incluem bonecas mecânicas e um relógio perpétuo. Em 1904 a empresa passou a Shibaura Seisaku-sho e tornou-se um dos maiores fabricantes japoneses de material eléctrico.

Em 1939 ocorreu a fusão num único e grande fabricante de equipamento eléctrico, nomeado Tokyo Shibaura Denki. Da fusão dos dois nomes em breve nasceu a designação porque, extra-oficialmente, a empresa passou a ser conhecida: Toshiba (To-Shiba).

Porém, só em 1978 a entretanto multinacional adoptou oficialmente o nome porque já há muito era conhecida: Toshiba Corporation. Com o virar do milénio a empresa celebrou 125 anos.

Actualmente a Toshiba dispõe de mais de 300 empresas subsidiarias e um total de cerca de 190 mil empregados a nível mundial. A empresa gera vendas na ordem dos 6 triliões anuais de iénes.