NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

É mesmo preciso instalar antivírus no Android?

segunda-feira, 08 julho, 2019 /
É mesmo preciso instalar antivírus no Android?

The Rent Zone  -Aluguer de Dispositivos Tecnológicos

Será que o Android precisa de antivírus?

 

Já todos ouvimos falar da importância de ter software antivírus instalado. Mas os tempos estão a mudar e, se anteriormente a maioria das tarefas eram desempenhadas num desktop, hoje são realizadas num telemóvel ou tablet.

Com isto em mente, e se o Android é tão seguro quanto a Google diz, será realmente necessário ter um antivírus instalado no tablet ou smartphone?

Todos os dias ouvimos falar de novas ameaças à segurança do sistema operativo da Google, o que pode reforçar a ideia de que é necessário ter algum tipo de antivírus instalado no telemóvel.

Mas será que vale mesmo a pena ter mais uma app a consumir recursos no telefone?

Na maioria dos casos, não.

Algum bom senso, aliado às funcionalidades que a Google tem vindo a adicionar ao Android ao longo dos anos, são suficientes para garantir a segurança do seu telemóvel.

Felizmente, os vírus no Android também não são ocorrências assim tão frequentes, ainda que a cobertura extensa de alguns episódios possam sugerir o contrário.

Uma grande parte dos vírus encontrados no Android tiveram origem em aplicações duvidosas, que a Google se esforça por policiar e remover da Google Play.

Adicionalmente, e por pré-definição, o Android também não permite a instalação de aplicações de fontes externas à Google Play (uma configuração que pode ser desativada ao gosto do utilizador).

Nestas condições, é difícil que o sistema seja infectado por um vírus.

Assumindo que uma aplicação maligna consegue um lugar na Google Play, a empresa de Mountain View depressa a remove e desinstala do seu telemóvel ou tablet.

No entanto, um antivírus pode adicionar uma camada extra de segurança ao seu telemóvel ou tablet.

 

Quando é preciso ter antivírus no Android?

A utilização de um antivírus para Android poderá justificar-se caso pretenda instalar várias aplicações de fontes externas à Google Play (sugestão de antivírus para Android - Bitdefender, disponível gratuitamente).

Importa referir que alguns antivírus também concedem recursos como a capacidade de bloquear ou apagar remotamente um telemóvel perdido (ou roubado), ou ferramentas de limpeza e cópia de segurança.

Todas essas ferramentas estão disponíveis em outros lugares - incluindo na forma de aplicações gratuitas - mas pode facilitar ter tudo num só lugar.

Caso opte por instalar um antivírus no seu telemóvel, mantenha as boas práticas de utilização de forma a garantir o máximo de segurança possível.

Uma das piores decisões que pode tomar é, após instalar um antivírus, baixar a guarda e adotar práticas menos seguras.

Tenha também em consideração que o universo dos antivírus para Android pode não ser tão fiável ou seguro quanto gostaria que fosse. De acordo com uma pesquisa recente da AV Comparatives, dois terços dos mais de 250 antivírus para Android não funcionam.

Com isto em mente, na hora de escolher um antivírus para o seu telemóvel opte por serviços de comprovada fiabilidade (Bitdefender, Kaspersky, McAfee, Avast, AVG, Trend Micro e Symantec).

Ocasionalmente até os melhores antivírus podem relatar resultados falso-positivos. Isto significa que podem identificar uma aplicação como ameaça, quando na verdade esta é inofensiva.

 

Precauções a ter em consideração durante a utilização do Android:

  • Verifique cuidadosamente quaisquer permissões solicitadas antes de concordar
  • Evite aplicações clonada
  • Mantenha o seu Android sempre atualizado
  • Não clique em anexos de remetentes desconhecidos (e-mail)
  • Não clique em links enviados por fontes desconhecidas

Se o seu Android começar a agir de maneira estranha, e ache que a causa possa estar relacionada com malware, sugerimos que considere restaurar as definições de fábrica do seu dispositivo para que tudo regresse ao normal (mas antes, faça uma cópia de segurança dos seus dados).

Uma das efeitos mais comuns do malware é a visualização de anúncios pop-up suspeitos, ou o redirecionamento para uma página inicial diferente do pretendido.

Nestes casos, uma medida que pode fazer imediatamente é limpar a cache de dados do seu navegador de internet (passos abaixo):

  • Definições
  • Aplicações
  • Notificações
  • Chrome
  • Armazenamento
  • Limpar Cache

 

953