NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Como melhorar o desempenho do seu telemóvel?

terça-feira, 25 agosto, 2020 /
Como melhorar o desempenho do seu telemóvel?

Se o seu telemóvel não opera mais com a velocidade e desempenho que tinha quando o comprou, é hora de aplicar métodos para otimizar o seu funcionamento.

 

Estes procedimentos são eficazes em todos os modelos, mas funcionam melhor em alguns smartphones atendendo à sua gama. Sabe como melhorar o desempenho do seu telemóvel? Nas próximas linhas, vamos mostrar-lhe como consegui-lo.

 

Limpe a memória interna

As rotinas diárias do telemóvel reduzem o rendimento destas unidades. Geralmente os dispositivos móveis encontram problemas após anos de utilização. Com o tempo perde-se espaço de armazenamento interno e, naturalmente, não cumprem a sua função na perfeição.

Chega uma hora em que os utilizadores não podem incorporar novas informações porque os dispositivos estão saturados de arquivos desnecessários, o que torna mais difícil descarregar qualquer outra aplicação.

Os dispositivos móveis com o sistema operativo Android armazenam informação continuamente, mesmo depois de eliminar ficheiros e aplicações inúteis. Quando isso acontece, precisa de limpar o armazenamento interno do telefone para aumentar o seu desempenho.

Ao limpar a memória de armazenamento interno do telemóvel, melhorará as suas funcionalidades e aumentará a sua capacidade de armazenamento.

 

Como posso limpar a memória de armazenamento?

O uso constante dos dispositivos móveis implica que a memória se abasteça de informação, o que impede ou limita a capacidade de armazenamento de novos dados, incluindo: guardar ficheiros, descarregar ou atualizar aplicações que já tenha no telemóvel.

Outro problema surge quando a capacidade de processamento do telemóvel se reduz devido à passagem do tempo. Como é lógico, não podemos pretender que um equipamento tenha o mesmo rendimento quando já consumiu grande parte da sua vida útil.

Quando um telemóvel com menor desempenho fica mais lento, deixa de descarregar conteúdo multimédia e aplicações com a mesma rapidez que no passado.

Isto ocorre por motivos como o desgaste das suas componentes internas devido ao tempo e utilização, mas também pela acumulação e armazenamento de erros. Estes fatores afetam parte da memória interna do dispositivo.

O mais recomendado é limpar o armazenamento do telefone, tarefa que pode ser realizada com ou sem aplicações. Tudo depende do tipo de telemóvel e das necessidades do utilizador.

 

Liberte espaço sem aplicações

Comece por excluir fotos e vídeos que não são importantes (na galeria), livre-se de todo o conteúdo que não é mais útil e ocupa espaço desnecessário na memória interna do dispositivo.

Na pasta "Downloads", apague todos os arquivos irrelevantes acumulados no centro de armazenamento interno.

Caso exclua todos os arquivos improdutivos e o dispositivo continue com problemas, então entre nas pastas internas do telefone. Apague todo o conteúdo multimédia armazenado nas pastas internas de aplicações como WhatsApp ou Telegram.

 

Liberte espaço com o Files Google

Para otimizar a capacidade e rendimento do telemóvel deve descarregar a aplicação "Files Google", a qual permite libertar espaço de forma eficaz e sem riscos. Além disso permite elaborar uma análise completa ao dispositivo Android. Pode descarregá-lo através da Play Store.

Quando abrir a aplicação, pressione a opção "Limpar" para iniciar imediatamente uma análise completa a todo o dispositivo. Com a análise ao telemóvel pode saber quais são as aplicações que ocupam mais espaço. A aplicação também oferece orientações sobre aqueles arquivos incomuns que pode excluir.

Estes métodos contribuem para aumentar a velocidade e melhorar o desempenho do seu terminal móvel.

 

Desative as aplicações padrão

Uma forma de reduzir o espaço na memória é desativar as aplicações padrão que não usa e que vieram incluídas no telemóvel quando o comprou.

Em alguns casos também tem a opção de removê-las, caso não sirvam para qualquer atividade. Os utilizadores de telemóveis de gamas baixas ou médias aplicam este método regularmente para ter maior capacidade de armazenamento.

 

Limpe a memória cache de vez em quando

Esta técnica é muito importante, pois o dispositivo móvel acumula dados desnecessários e começa a ter falhas na operatividade. Limpe a memória cache com frequência para evitar que o telemóvel armazene dados irrelevantes.

 

900