NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Como melhorar a performance dos telemóveis Android?

terça-feira, 18 maio, 2021 /
Como melhorar a performance dos telemóveis Android?

Imagem: unsplash

Se não cuidados, os telemóveis android tendem a ficar lentos com o tempo, dificultando a experiência de uso dos mesmos. A boa notícia é que em apenas alguns minutos é possível tornar o telemóvel mais rápido.
Deixamos-lhe 6 dicas que o vão ajudar a melhorar a performance do seu telemóvel Android.

 

6 dicas para melhorar a performance do seu telemóvel

1. Conheça o seu telemóvel

Conhecer as capacidades e as desvantagens do telemóvel é essencial para manter a performance do mesmo. Caso contrário, pode acabar por instalar aplicações que consomem demasiados recursos e, consequentemente, afetar negativamente o desempenho do telemóvel.
Sendo assim, comece por relembrar quais as especificações do seu telemóvel. De seguida, descubra quais os recursos necessários para cada aplicação. Talvez encontre uma ou outra surpresa.

2. Remova aplicações

Quantas aplicações tem no seu telemóvel? Dessas, quantas não usa há mais de um mês? Agora que tem a resposta, porque não apagar essas aplicações e libertar algum espaço do telemóvel?
Cada aplicação instalada no telemóvel ocupa um determinado espaço e ainda executa processos em segundo plano. Escusado será dizer que isso irá afetar o desempenho do telemóvel, tornando-o muito mais lento.
Para desinstalar aplicações, entre em definições e, de seguida, em aplicações. Aí terá uma lista completa das aplicações instaladas no telemóvel. Clicando na aplicação, será possível desinstalar a mesma ou desativá-la.
Enquanto que desinstalar aplicações remove os ficheiros do telemóvel, desativar as mesmas apenas as irá esconder. Este é um excelente recurso para as aplicações que vêm com o telemóvel e são impossíveis de remover. Posteriormente, podem ser reativadas pelo utilizador.

3. Desative as animações do telemóvel

As animações no telemóvel, normalmente, passam despercebidas, mas afetam o desempenho do mesmo. Regra geral, depois de desativadas, a diferença na velocidade do telemóvel é percetível, principalmente se não tiver um topo de gama.
Para desativar as animações, entre em definições e, de seguida, em “opções de desenvolvedor” ou “opções de programador”. Nessa janela, procure “Escala animação janela”, “Escala de animação de transição” e “Escala animação animador”, ou opções semelhantes. Ao entrar em cada uma das opções, desative as animações.
Apenas com este passo, conseguirá aumentar a velocidade do telemóvel e poupar alguma bateria.

4. Limpe os dados de cache

Com o passar do tempo, o Android gera imensos ficheiros desnecessários e que apenas vão afetar o desempenho do telemóvel – e ocupar espaço! A boa notícia é que se nunca eliminou estes ficheiros, irá ganhar algum espaço rapidamente.
O processo é simples e leva, apenas, alguns minutos. Entre em definições, de seguida em “manutenção do dispositivo” e voilà, prontinho. Diferentes versões têm diferentes caminhos, mas basta procurar a janela relativa ao armazenamento e memória.
Este processo deve ser feito com alguma regularidade. Fazê-lo todas as semanas é uma excelente ideia.

5. Use poucos Widgets

Os widgets, ao contrário das aplicações, não necessitam que o utilizador as use para que estejam a executar processos em segundo plano. Estando sempre a funcionar, não admira que o telemóvel fique mais lento e que a bateria acabe mais depressa.
Portanto, se não tem um topo de gama, o melhor é remover os widgets do ecrã. A remoção é simples, basta clicar no mesmo durante alguns segundos e arrastar para o “lixo”.
A nível de performance, quanto mais simples, melhor.

6. Reinicie o telemóvel

Apesar de os telemóveis aguentarem o dia inteiro, reiniciá-los de vez em quando é benéfico. O reinício irá ajudar a limpar ficheiros e processos do sistema, o que irá melhorar vários aspetos do aparelho.
Mas quando deve reiniciar o telemóvel? É recomendável que reinicie o telemóvel, pelo menos, uma vez por semana. Ou então, quando começar a ver alterações no dispositivo.
Por exemplo, se uma aplicação instalada está a ter um comportamento estranho, mesmo depois de reiniciar, o reinício do telemóvel pode ser o suficiente para resolver. O mesmo deve ser feito se nota que o telemóvel está mais lento que o normal.
Portanto, ao contrário do que acontece normalmente, o telemóvel não deve ser reiniciado, apenas, quando fica sem bateria. Reinicie-o com regularidade.



Deixamos-lhe, ainda, uma última dica: mantenha o seu telemóvel atualizado. Cada vez que o sistema é atualizado, o telemóvel ganha estabilidade e melhora a nível de performance.

1,586