NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Como identificar burlões na internet

sexta-feira, 22 novembro, 2013 /
Como identificar burlões na internet

Evite burlas online - tome precauções quando estiver a realizar compras a outros utilizadores na internet!

Tal como na vida real, também a Internet alberga burlões que recorrem a todos os meios possíveis e imagináveis para poderem ganhar a confiança de um utilizador. De facto, essa parece ser uma das ferramentas favoritas do burlão: a de se fazer passar por alguém de confiança e que valoriza a seriedade.

Este caso é especialmente verdadeiro em plataformas que permitam a troca, venda ou compra de produtos, e que estejam abertas a todos os utilizadores. Como tal, o que vamos abordar hoje serão algumas formas práticas de questionar e identificar potenciais burlas online, além das formas mais aconselháveis de lidar com elas - de preferência para evitá-las!

Veja também: Como comprar telemóveis usados no Telemoveis.com

Como identificar burlões na internet

Veja também: Como vender telemóveis usados no Telemoveis.com

1) Um burlão vai pedir-lhe alguma forma de pagamento adiantado - não lho dê!

A premissa da burla online é incrivelmente simples e eficaz. Tudo o que daqui advém tem a ver com formas alternativas de explorar o mesmo fio condutor: o de obter uma determinada quantia de dinheiro que a outra pessoa não possa recuperar.

Se estiver a contemplar realizar uma compra online e não tiver quaisquer informações credíveis sobre a pessoa com quem está a considerar negócio, náo é aconselhável adiantar qualquer tipo de pagamento. É por esse motivo que encorajamos todos os nossos utilizadores a realizarem negócios presencialmente ou, em situações excepcionais, a recorrer a sistemas como o de envio á cobrança.

2) Um burlão vai tentar justificar-lhe o porquê de ter que fazer um pagamento adiantado - não ceda!

A imaginação das pessoas, especialmente online, não tem limites. É por isso que a pessoa que estiver a insistir consigo em como pode realizar um pagamento adiantado sem ter qualquer preocupação não deve ser levada a sério se não tiver nenhuma forma de comprovar que aquilo que lhe está a dizer é verdade.

Desculpas não faltam a um burlão para tentar obter o seu dinheiro e impedi-lo de o ter de volta: a alegada distância entre comprador e vendedor, a desconfiança com os serviços postais e o modus operandi de só "trabalhar com transferências" são apenas alguns exemplos desta prática. De facto, todo e qualquer motivo que possa levar o burlão a tentar convencê-lo de que transferir dinheiro adiantado é prático, fácil para ambas as partes e livre de qualquer complicação, é motivo para não o fazer em primeiro lugar.

Veja também: Campanha Optimus "Desbloqueados" conta com Apple iPhone 5S, iPhone 5C e Nokia Lumia 625, entre outros

Como identificar burlões na internet

3) Um burlão vai revelar-se sempre indisponível para se encontrar consigo

A última coisa que um burlão vai querer é o trabalho de ter que se encontrar consigo. Como tal, e a não ser que o anúncio que esteja a contemplar seja legítimo, o burlão vai ter sempre algum problema de última hora, algum compromisso sério ou até mesmo alguma tragédia familiar para impedir que a transacção que está a publicitar se realize. Isto manifesta-se também em e-mails/mensagens por responder e telefonemas por atender.

4) Um burlão vai apresentar-lhe uma proposta tão boa que só pode ser mentira - e provavelmente é!

Seja um iPhone 5S de 64 GB a 200 euros, um MacBook Pro a 150 euros ou qualquer outro tipo de produto popular, se é bom demais para ser verdade é porque provavelmente não o é. De facto, a proposta será tão interessante e limitada que a única forma que o burlão irá encontrar para o fazer cair no seu esquema é a de aproveitar já "esta oferta limitada".

Desconfie sempre dos negócios fantásticos que lhe aparecem online e cuja veracidade não possa ser confirmada por si. Se a única forma de os poder aproveitar for realizando uma transferência bancária como forma de adiantamento, é recomendável que deixe a oportunidade passar.

Como identificar burlões na internet

5) Convenientemente, o burlão vai morar sempre longe de si

Morando longe de si, existem apenas duas formas de fechar uma transacção: ou pagando em adiantado e aguardar pela encomenda, ou realizando o pagamento à cobrança pelos CTT. Geralmente um burlão mostra-se indisponível para esta segunda opção, embora nada lhe possa garantir que aquilo que recebe foi aquilo que pretendeu adquirir.

6) Irá insistir consigo para obter os seus dados ou para que pague em adiantado - reporte-o, guarde todos os registos das conversas e denuncie-o às autoridades!

Se algum utilizador se revelar insistente consigo para que realize pagamentos em adiantado ou para fornecer quaisquer dados seus, denuncie-o e guarde consigo todos os registos de conversa (e-mails, mensagens, etc) que teve - desta forma poderá alertar outros utilizadores e evitar que caiam no esquema que lhe tentaram impor.

Se ainda assim, e apesar de todas as precauções possíveis, tiver sido vítima de burla na internet, não perca mais tempo: contacte a Polícia Judiciária e disponibilize-se para lhes entregar todos os dados que tiver em relação ao burlão.

Leia mais indicações úteis sobre como reconhecer e evitar casos de burla.

Aceda aqui a todos os contactos úteis

5,724