NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Como escolher um PDA. Dicas para principiantes

quarta-feira, 26 setembro, 2001 /
Qual o melhor PDA para si? Explicamos-lhe as características que deve procurar. Os dispositivos electrónicos portáteis do tipo PDA têm conhecido um boom crescente nos últimos anos. Mais leves e baratos do que um computador portátil eles conseguem, no entanto, dar resposta a necessidades específicas. A oferta dos fabricantes tem-se diversificado o que torna mais difícil a escolha, sobretudo para quem não detém experiência prévia na área. Dado o ritmo do mercado e da evolução tecnológica é difícil manter fazer uma cobertura exaustiva, no entanto, na perspectiva de quem pretenda comprar um PDA, é possível e conveniente elencar um conjunto de factores e componentes técnicos que devem ser ponderados. O Telemoveis.com dá-lhe uma ajuda.

Cor

Originalmente os PDAs eram monocromáticos e os modelos limitados a gradientes de cinza continuam a ser o número dominante. Saber se um visor colorido é ou não fundamental para si passa, sobretudo por equacionar a utilidade que lhe pretende dar. Se não lhe interessam jogos, um visor monocromático pode muito bem ser suficiente. Até pela diferença de preço, a que acresce outra questão: os visores coloridos consomem muito mais electricidade e os respectivos modelos revelam, por conseguinte, uma autonomia de funcionamento muito inferior. Os PDAs com visores a cores tendem, naturalmente, a ser também de maiores dimensões.

Memória

Embora sejam contabilizados na mesma unidade (MBs), tipicamente os PDAs detêm memórias comparativamente muito mais reduzidas do que os computadores mais crescidos. Não deve, por conseguinte, esperar poder fazer um paralelo exacto. O factor memória não deixa, no entanto, de ser extremamente importante ao nível da performance. Os dispositivos HP tipo Pocket PC podem oferecer memórias na casa dos 32 MB enquanto muitos Palms não passam dos 8 MB.
Tão importante como o valor da memória que o dispositivo já traz de antemão instalada é o facto de ele suportar ou não a capacidade de a expandir posteriormente. Isto é tanto mais importante quanto pode prolongar a vida útil do seu dispositivo.

Sistema Operativo e Software

O melhor sistema operativo não se escolhe forçosamente pelo nome de quem o desenvolveu. Na realidade, ele é um mero instrumento para correr o software que realmente lhe interessa. Assim sendo, o que deve sobretudo equacionar é o tipo de software que pretende usar, sendo certo que o Palm OS, por exemplo, detém 7500 títulos de software para as mais variedades funções enquanto o Pocket PC, embora tenha uma interface mais familiar e semelhante ao Windows, detém menos títulos e tem uma performance mais lenta, exigindo mais recursos.

Tamanho

Como regra geral, o princípio a aplicar para os PDAs é quanto mais pequeno melhor. No entanto é preciso ter presente que existem também relações de compromisso entre o primeiro, a performace e o tamanho do visor.

Duração da bateria

Os dispositivos a cores esgotam muito rapidamente as baterias. Em contrapartida tendem a ser recarregáveis, o que também é bom apenas se tiver fonte de energia à mão. Os Palms monocromáticos, por exemplo, oferecem um sistema de pilhas descartáveis que podem durar até um mês.

Forma de introdução da informação

A generalidade dos PDAs utilizam uma caneta que actua sobre o ecrã como forma de introdução da informação. Podem ou não estar dotados de raiz de um dispositivo de reconhecimento de caligrafia, Alguns dispositivos incluem também opcionalmente um teclado, como é o caso dos Palms, que se pode revelar especialmente útil em especial se pretende usar o dispositivo para composição de texto.

Tamanho do visor

Tipicamente os PDAs estão dotados de visores na casa das 2,5 por 3 ou 2,5 por 6 polegadas.

Preço

É naturalmente uma relação de compromisso. Os objectos servem para satisfazer necessidades. Só você poderá saber qual é para si a relação óptima entre o dinheiro dispendido e o retorno de utilidade e satisfação obtido.

Quota de mercado

Importa na exacta medida em que as empresas que desenvolvem software o fazem prioritariamente para os produtos que têm mais quota de mercado. Por outro lado, é preciso ter presente quais as marcas que os colegas e as pessoas com quem mais provavelmente vai trocar informação têm.

16,567
Tags
Pda