NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Como bloquear um telemóvel roubado?

terça, 11 setembro, 2018 /
Como bloquear um telemóvel roubado?

TRZ 02 Azul

Vamos por partes.

A prevenção é o melhor remédio e, no caso do seu telemóvel, deve começar por conhecer o IMEI do seu aparelho. Assim, em caso de roubo, pode contactar a sua operadora e pedir o bloqueio do seu cartão SIM.

Para saber já o iMEI do seu telemóvel, digite *#06# e tome nota do número que lhe for indicado. Poderá vir a ser útil no futuro.

Tome atenção: bloquear o IMEI não significa necessariamente bloquear o telemóvel - o bloqueio por IMEI apenas vai impedir que o telemóvel aceda a uma rede móvel.

Para solicitar à sua operadora o bloqueio através do IMEI terá de apresentar queixa na polícia e obter um comprovativo (o chamado Boletim de Ocorrência). Por sua vez, para obter o boletim de ocorrência das autoridades deverá apresentar um comprovativo de compra sobre o equipamento roubado.

Existem alternativas adicionais, mas recomendamos que não deixe de seguir os passos acima.

 

As alternativas permitem localizar, bloquear e apagar todos os conteúdos do seu telemóvel remotamente, já depois de ter sido roubado. No entanto é necessário o telefone ter algumas funções básicas habilitadas, além de ter de estar ligado à internet (por dados ou Wi-Fi).

A primeira função é uma medida básica de segurança, como um pin ou palavra-passe de acesso ao telefone. Se não dificultar o acesso de terceiros ao seu telemóvel, qualquer um poderá aceder aos seus conteúdos e desabilitar as funções necessárias para a sua localização remota. Adicionalmente, versões antigas de certos sistemas operativos (como o Android) poderão não disponibilizar as pré-definições essenciais para a localização remota do aparelho.

Caso o seu sistema operativo seja antigo, a utilização de aplicações como a Where's My Droid ou Prey poderão ser aconselhadas. Em princípio, versões mais recentes do sistema operativo da Google deverão ter todas estas opções activas por pré-definição. Pode aceder ao url https://myaccount.google.com/find-your-phone-guide para perceber se tem estas opções activas. Caso tenha, deverá ser capaz de obter a localização do seu telefone, fazê-lo tocar (mesmo que esteja em modo silencioso) ou eliminar os seus dados.

 

O nosso conselho:

 

  • Guarde o comprovativo de compra do aparelho
  • Tome nota do IMEI (»#06#)
  • Em caso de roubo, apresente queixa nas autoridades (boletim de ocorrência)
  • Contacte a sua operadora e peça o bloqueio por IMEI

 

1,733

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Como fazer captura de ecrã no Android?

Por Lauro Lopes | 08 agosto 2018

close