NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

CeBIT 2004: É o regresso da maior feira de telecomunicações e indústrias das novas tecnologias da informação

quinta-feira, 18 março, 2004 /
Depois de um ano de 2003 marcado por grandes avanços ao nível tecnológico, a CeBIT 2004 promete trazer novidades interessantes ao nível dos terminais móveis, quer sejam novos modelos (UMTS e Smartphones), quer seja ao nível de novas funcionalidades e serviços. Depois de um ano de 2003 marcado por grandes avanços ao nível tecnológico, a CeBIT 2004 promete trazer novidades interessantes ao nível dos terminais móveis, quer sejam novos modelos, quer seja ao nível de novas funcionalidades e serviços. 

São 600 mil os visitantes esperados na 18ª edição da CeBIT, que este ano decorre de 18 a 24 de Março em Hannover, Alemanha. No total serão 6411 expositores, em 23 pavilhões espalhados pelos 334,168 metros quadrados de superfície.

Os terminais móveis serão seguramente as grandes estrelas deste certame, com particular ênfase naqueles que incluem os mais recentes avanços tecnológicos, nomeadamente os que incluem as câmaras digitais de um megapíxel ou mais, e que serão capazes de tirar fotos com uma qualidade já comparável à das máquinas digitais, os terminais UMTS, uma vez que a terceira geração está à porta, e ainda os smartphone com sistema operativo Microsoft e Symbian.

A tecnologia «Push to Talk» será outra das funcionalidades a ter em conta, uma vez que nas últimas semanas se tem verificado, por parte de operadores e fabricantes, vontade em desenvolver produtos e serviços assentes neste princípio. 

Ao nível da informática, destaca-se o WiMax, versão melhorada da tecnologia Wi-Fi.

As origens

De exposição de "material de escritório" a grande mostruário das novas tecnologias da informação. 

As origens da CeBIT remontam há mais de meio século atrás, a 1947, mais concretamente, quando a empresa promotora, a Deutsch Messe, foi constituída. Durante a década de 50 a feira deu os seus primeiros passos integrada na Feira Industrial de Hannover, como exposição industrial de "material de escritório".

No início da década de 70, a Messe compreendeu a necessidade de autonomizar o evento, que alargou instalações e mudou então a designação para "CeBIT - Center for Office and Information Technology". Com o despontar da década de 80 a CeBIT continuou em crescendo, ocupando o sector das "Tecnologias da Informação" o segundo lugar em número de expositor no seio da Feira de Hannover, em que continuou integrada.

No entanto, e com centenas de expositores deixados de fora por pura falta de espaço, a total independentização do acontecimento acabou por se impor. Assim sendo, em 1986 teve lugar a CeBIT "Premier" - primeira exposição plenamente autonomizada.

Desde então, já lá vão 18 anos, a CeBIT tem tido anualmente lugar, sempre no mês Março.

Referência mundial

A importância da categoria "Telecomunicações", por sua vez, não tem parado de aumentar. Na CeBIT 1986, 190 expositores enquadravam-se na nomenclatura, este ano o número ascenderá a mil e cem, ocupando cerca de um quarto da área de exposição.

O sucesso da CeBIT compeliu os organizadores a realizar eventos similares fora da Alemanha. Foi o caso da CeBIT Asia, na China, do eventos "Blisim" e "AEF Tecnologie and broadcast", nos próximo meses de Setembro e Outubro em Istambul, na Turquia e da CeBIT Austrália, que decorrerá em Sidney.

3,349