NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Touca inteligente ajuda nadadores cegos

Touca inteligente ajuda nadadores cegos

domingo, 29 maio, 2016 /
Touca inteligente ajuda nadadores cegos

A Blind Cap é uma touca inteligente que, através de vibração, avisa os nadadores cegos quando estes têm de dar a volta na piscina. O inovador equipamento, criado pela Samsung em parceria com o Comité Paralímpico, está a ser testado em Espanha.

 

*Publicado por BoasNoticias.pt

Imagem: © Blind Cap

A natação para cegos é uma modalidade paralímpica desde 1960, mas pouca coisa mudou desde então. O velho sistema de comunicação entre treinadores e atletas manteve-se o mesmo: quando um nadador se aproxima de uma ponta da piscina, o treinador avisa-o que tem de dar a volta através de um toque na cabeça.

A Blind Cap simplifica esse processo de comunicação. Em vez de tocar na cabeça do nadador, o treinador dá um toque num smartphone Android que, através de uma aplicação, comunica com a touca por bluetooth. O resultado é uma suave vibração que avisa o nadador que está na hora de inverter o sentido.

Tal como outros dispositivos inteligentes pensados para desportistas, a Blind Cap também é capaz de monitorizar e recolher informações sobre os nadadores, convertendo-as em dados estatísticos (acedidos na aplicação). Com base nestas informações os treinadores poderão, depois, concluir se há melhorias a fazer no desempenho dos desportistas.

 

 

3,444