NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Estas são as nossas 3 melhores apps GPS para Android, e são grátis

Estas são as nossas 3 melhores apps GPS para Android, e são grátis

quinta-feira, 25 junho, 2015 /
Estas são as nossas 3 melhores apps GPS para Android, e são grátis

Conheçam o nosso TOP 3 das melhores aplicações de navegação GPS para Android

 

 

Há várias aplicações que permitem fazer download de mapas para o telemóvel. Depois, através de Wi-Fi e GPS, transformam o smartphone num autêntico aparelho de navegação. E o melhor é que não requerem dados móveis para tirar proveito destas funcionalidades.

Quando usar o GPS no telemóvel para navegar, certifique-se que as medidas do ecrã são adequadas para a leitura de mapas. Ecrãs de 4 a 5 polegadas são suficientes.

"Resumidamente, um ecrã grande e de alta resolução é necessário para assegurar que consegue ler os mapas adequadamente enquanto conduz", explica Ken Lo no blog da Expansys.

Quanto mais funcionalidades de navegação o smartphone tiver, melhor será o serviço de navegação assistida disponibilizado. Por exemplo, telemóveis com suporte para GPS Assistido ou GLONASS (a versão russa da tecnologia GPS) ajudam a obter a sua localização mais depressa.

Aparelhos com suporte para estas duas tecnologias devem proporcionar uma melhor taxa de cobertura.

 

1. A MEO Drive é grátis em Portugal e não gasta dados móveis

A MEO Drive é feita à medida dos condutores portugueses. Inclui milhares de pontos de interesse, com mapas gratuitos de Portugal. E não precisa de ligação à internet para funcionar.

Os mapas ficam guardados no telemóvel para serem usados sempre que necessário. Só é tem de estar ligado à internet para descarregar novos mapas ou fazer actualizações. A MEO Drive também inclui informações em tempo real sobre o trânsito em Portugal.

As funcionalidades que mais lhe interessam incluem navegação passo a passo, em que a aplicação recalcula automaticamente o seu itinerário, e instruções de voz.

A aplicação GPS da MEO também inclui informações sobre limites de velocidade e mapas mundiais, caso decida conduzir fora de Portugal. Os pontos de interesse podem ser adquiridos na loja MEO Drive.

Quando usamos a MEO Drive pela primeira vez, é necessário estarmos ligados à internet (preferencialmente a uma rede Wi-Fi). Também não é recomendado deixar a aplicação aberta em viagens longas, pois corre o risco de chegar ao destino com 0% de bateria.

Alguns utilizadores também reportaram dificuldades na detecção do sinal GPS com esta aplicação.

Há vantagens em usar a MEO Drive comparativamente a outras aplicações GPS mais populares. A mais óbvia está em ser uma aplicação melhor adaptada aos condutores portugueses.

A MEO Drive conta, inclusive, com a aprovação da DECO, que em Agosto de 2015 publicou uma análise à aplicação. No entanto também identificou alguns problemas de utilização: "por exemplo, só permite selecionar o percurso mais rápido e o percurso pedonal. Não são muito fáceis de encontrar as definições para os percursos alternativos (mais curto, mais económico, etc...)".

As 3 melhores apps GPS para Android, grátis


2.WAZE

Presente há algum tempo na Google Play Store, chega-nos outro gigante das apps de navegação. Com a mais alta classificação das três aplicações que apresentamos neste artigo, situada nos 4.6 valores e com mais de 50 milhões de downloads pelo mundo inteiro, a Waze aposta em alguns trunfos para se manter no topo.

O ecrã que surge ao abrir a aplicação mostra um mapa geral da localização do utilizador - assinalada por uma seta azul – conjuntamente às várias ruas e localizações em redor, num raio personalizável consante o zoom a aplicar. No canto inferior esquerdo situa-se um ícone que, ao ser pressionado, acede directamente às principais opções oferecidas pela aplicação a respeito da navegação individual, que se traduzem na escolha do destino a tomar, assim como o planeamento da viagem correspondente (ícone superior esquerdo).

Outras funcionalidades incluem:

• Acesso às compras dentro da aplicação
• Opção de enviar local para um amigo
• Uma caixa de recepção de mensagens

Ao seleccionar a opção para navegar, e após colocar o endereço que desejamos no campo de pesquisa, surge um ecrã no qual se confirma o percurso a tomar que após confirmado, nos transporta directamente para o mapa de navegação já com a rota delineada (a roxo).

 

As 3 melhores apps GPS para Android, grátis

 

Agora desponta uma das características mais interessantes da aplicação: ao pressionarmos o ícone inferior direito surge um menú de alertas com várias opções, entre elas:
• Alerta para acidente
• Alerta para a presença de polícia
• Trânsito condicionado, entre muitas outras

Este menú tem o propósito de nos permitir alertar, em tempo real, a nossa rede de amigos, desde que também faça uso da aplicação. para a presença destes factores no trajecto que estamos a percorrer no momento - de forma a criar uma rede de entreajuda em que todos fazem os possíveis para avisar os amigos das ocorrências ou imprevistos encontrados em cada percurso individual.

A última característica a destacar é a possibilidade de observar o trajecto que os nossos amigos estão a percorrer na altura, desde que tenham a aplicação ligada em simultâneo connosco.

 

As 3 melhores apps GPS para Android, grátis

 

Opinião: Ao analisar o aplicativo, fica nitidamente esclarecida a diferença - em termos de rating, na Google Play Store - desta aplicação comparativamente às restantes. A Waze não só é uma excelente ferramenta de navegação como também possui uma plataforma semelhante a uma rede social, na qual os utilizadores interligados podem partilhar as informações respeitantes ao trânsito á medida que as vão encontrando, sempre em tempo real. O único senão é a necessidade de o utilizador se manter ligado a uma rede móvel se quiser fazer uso de todas as capacidades que a Waze oferece, o que a nosso ver é um preço mais que justo tendo em conta todo o potencial inerente ao aplicativo.

Por fim, a conclusão a retirar desta análise: as consequências em somar características de redes sociais a uma plataforma de navegação traduzem-se não só na criação de um espírito de ajuda mútua, como numa melhoria constante e auto sustentável da experiência de condução.

 

3.SYGIC

O nome pode não sugerir nada ao utilizador, menos ainda saber que se trata de uma aplicação de navegação. No entanto tem mais de 10 milhões de downloads e uma respeitável qualificação de 4.2 na Google Play Store. Como? Nós explicamos.

Ao abrir o ecrã inicial, este mostra-nos o mapa geral sob uma perspectiva vista de cima em que á medida que a mesma é aproximada através de zoom, vai mostrando mais pormenorizadamente a nossa localização assim como as ruas e locais de interesse em redor. No canto inferior esquerdo situa-se o ícone relativo à visualização em 3D que vem predefenidamente seleccionada logo á partida, com o objectivo de proporcionar uma melhor experiência de utilização. No lado oposto, encontram-se os ícons comuns a qualquer navegador. A bússula no topo superior esquerdo, os sinais de menos e mais que controlam o zoom e por baixo dos mesmos, o ícone de navegação que caso o usuário se tenha perdido, ao ser pressionado devolve-o imediatamente à localização original.

Ao fazer swipe para o lado direito deslocando o dedo da parte esquerda para a direita do ecrã, surge um menu que oferece algumas opções. Em primeiro lugar a opção de iniciar sessão caso o utilizador tenha uma conta registada no serviço do aplicativo. De seguida, o acesso à loja online na qual o usuário poderá comprar produtos como novos mapas ou tornar-se um utilizador premium (automaticamente desbloqueia as opções assinaladas com um cadeado). Em terceiro lugar, o típico acesso ao menu de definições e por fim, um painel com algumas opções adicionais.

 

As 3 melhores apps GPS para Android, grátis

 

Igualmente aos outros aplicativos, a Sygic oferece um campo de pesquisa rápida onde o utilizador poderá procurar por um destino que ao ser encontrado e selccionado, mediante as opções de gestão de rota por si definidas, sugere um trajecto a percorrer assinalado a roxo.

Na presença do ecrã de navegação ao tocar ligeiramente num espaço vazio do mesmo, surgem algumas opções adicionais. Do lado esquerdo, os pontos de interesse e as respectivas distâncias a partir do local onde o utilizador se encontra. Em baixo, uns quantos ícones representativos de acidentes, presença de radares e outras situações que ao serem pressionadao enviam essa mesma informação aos serviços da aplicação.

 

As 3 melhores apps GPS para Android, grátis

 

Opinião: Embora pese o facto de que á medida que se faz uso da app ir-se criando uma sensação de que faltam bastantes opções presentes noutros aplicativos, aquelas que na Sygic mostram a face funcionam impecávelmente bem. É de destacar a visualização 3D, acima de tudo a funcionalidade e fluídez com que a mesma actua, cuja qualidade está bastante acima de muitos dos seus competidores.

A grande desvantagem é a de que muitos dos factores que superam este aplicativo relativamente a outros, têem uma duração gratuita de apenas 7 dias a partir da data de instalação. Não obstante, a versão grátis que surge após sete dias de utilização funciona de forma magnífica. Sem entraves nem bugs evidentes, o aplicativo cumpre o que promete: uma navegação totalmente grátis com mapas instalados no dispositivo, sem a necessidade de uma persistente ligação à rede móvel.

 

85,344