NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apps. Samsung quer ajudar crianças com autismo a comunicar melhor

Apps. Samsung quer ajudar crianças com autismo a comunicar melhor

quinta-feira, 25 dezembro, 2014 /
Apps. Samsung quer ajudar crianças com autismo a comunicar melhor

Chama-se Look At Me e já se encontra disponível para download na Google Play, gratuitamente

 

 

 *Artigo publicado também no iOnline

**Nota Editorial: no Telemoveis.com também falámos deste mesmo assunto recentemente



Mais de 60 milhões de pessoas em todo  o mundo estão diagnosticadas com autismo, uma disfunção que afecta o desenvolvimento e a capacidade de comunicação do indivíduo, bem como a sua capacidade de estabelecer relacionamentos.

Os custos associados ao tratamento desta condição também tendem a ser elevados, e existe inclusive falta de instalações preparadas para tratar estes indivíduos de forma eficiente.

« Sabendo que as crianças autistas interagem bem com tecnologias, perguntámo-nos se poderíamos ajudar de alguma forma no suporte ao desenvolvimento das suas competências de comunicação », comentou Chung Lyong-Lee, vice-presidente do Grupo de Cidadania Corporativa da Samsung.


Os custos, afinal, não têm de ser tão dispendiosos quanto isso. O acesso às tecnologias presentes em smartphones, já muito difundidas, permitiram à gigante sul-coreana testar uma nova abordagem. O resultado foi a aplicação Look At Me, criada para ajudar crianças com autismo a comunicarem melhor.

« Esta aplicação vai ajudar crianças com autismo a melhorarem a sua percepção e expressão de diversas emoções, tais como a felicidade, surpresa e medo », comentou o professor Kyong-Mee Chung, da Universidade Yonsei, Coreia do Sul.

No caso da Look At Me, e « aproveitando a facilidade destas crianças em interagir com dispositivos inteligentes », a aplicação funciona como um jogo que treina as crianças para o contacto visual com outros indivíduos, mas também para ler emoções expressões faciais.


Os resultados, ainda que tenham sido obtidos numa escala relativamente pequena, melhoraram em 60% a capacidade de manter contacto visual com outras pessoas. Os testes realizados incluíram 20 crianças e decorreram ao longo de um período de 8 semanas. Também foram registadas melhorias na sua capacidade de leitura de expressões emocionais.

A inspiração para esta aplicação teve origem numa campanha da Samsung, onde a empresa procurou distinguir as melhores ideias capazes de melhorar a vida das pessoas.

A Look At Me já se encontra disponível na Google Play, gratuitamente. Embora compatível com vários dispositivos, a app foi optimizada para ser utilizada por aparelhos da Samsung.


4,682