NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia desenvolve SDK para Qt

Nokia desenvolve SDK para Qt

terça, 04 maio, 2010 /
Nokia desenvolve SDK para Qt O kit de desenvolvimento de software Nokia Qt SDK promete unificar a experiência móvel dos developers e já corre em plataformas Windows e Linux, estando para breve o Mac Partilhar

A Nokia acaba de lançar o Nokia Qt SDK, um kit de desenvolvimento de software (SDK) fácil de usar, concebido para o desenvolvimento de aplicações Symbian e MeeGo. Os developers podem agora desenvolver, testar e implementar aplicações nativas para smartphones Nokia e computadores móveis. A versão beta do SDK já está disponível para download, pronta para os developers darem o "pontapé de saída" no desenvolvimento de novas características para novos dispositivos, incluindo o recentemente anunciado Nokia N8.

NokiaO Nokia Qt SDK tem dois conceitos-base na sua essência: a produtividade do developer e a distribuição. O SDK incorpora um conjunto completo de ferramentas, incluindo APIs, concebidas para permitir a criação rápida de aplicações robustas, aumentando desta forma a produtividade dos developers. Além disso, o SDK permite aos developers desenvolver uma aplicação uma vez e recompilá-la para dispositivos baseados em Symbian e MeeGo, assim como para dispositivos com software Symbian S60 (versões 3.1 a 5.0) e Maemo 5. Isto significa que o Nokia Qt SDK oferece uma ampla gama de opções de distribuição para developers de aplicações.

O Nokia Qt SDK inclui diversos componentes, que visam acelerar e simplificar o desenvolvimento das aplicações. A modular biblioteca Qt inclui comandos de GUI, integração de WebKit, networking, bases de dados e muito mais. Os programadores de C++ podem usar o Qt Creator, uma ferramenta IDE multi-plataforma, que inclui funcionalidades de desenho de interfaces gráficas, ferramentas de gestão de projecto e produção, funções de depuração e de código.

Sebastian Nystrom, Vice-presidente da área de Application & Service Frameworks, da Nokia, explica que, "Com o Nokia Qt SDK, estamos a colocar o poder de criar aplicações de alto desempenho nas mãos dos developers. Esta versão beta do SDK é um passo significativo no sentido de tornar a nossa oferta de desenvolvimento unificada, permitindo que os developers trabalhem para milhões de dispositivos a partir do mesmo código. Na primeira fase Beta estamos focados em testar as capacidades multi-plataforma do SDK com suporte para um amplo conjunto de APIs. Ao longo dos próximos meses, iremos adicionar mais APIs. O programa Beta que está em vigor permite aos developers partilhar as suas experiências connosco, ao mesmo tempo que desenvolvemos este SDK, de forma a aumentar a sua produtividade. Estamos prontos para partilhar o nosso entusiasmo com a comunidade de developers!"

Juntamente com as novas APIs para desenvolvimento de aplicações móveis, este pacote é o ponto de partida ideal para quem deseja desenvolver aplicações para dispositivos Nokia. Neste momento, o Nokia Qt SDK já corre em plataformas Windows e Linux, sendo que o suporte para Mac é esperado num futuro próximo.

Este lançamento representa um grande salto em frente para os utilizadores. Ao terem acesso a ferramentas que permitem um desenvolvimento mais rápido e eficiente de aplicações, assistir-se-á a um aumento do já amplo catálogo de aplicações e jogos disponibilizadas pela Loja Ovi.

Para mais informações, aceda a www.forum.nokia.com/qt ou
www.qt.nokia.com/products/developer-tools.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
3,095

Autores

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019