NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
iPhone: aplicação ajuda paraplégicos a ganhar mobilidade

iPhone: aplicação ajuda paraplégicos a ganhar mobilidade

segunda-feira, 06 dezembro, 2010 /
iPhone: aplicação ajuda paraplégicos a ganhar mobilidade

Uma equipa de investigadores inventou uma aplicação que permite a utilizadores paraplégicos controlar a cadeira de rodas, através de actividade cerebral.

Uma equipa de cinco estudantes e dois professores universitários criou, em Singapura, uma aplicação que permite a smartphones ler e interpretar sinais cerebrais, enviando e comunicando movimentos a uma cadeira de rodas.

Os utilizadores devem focar-se num objecto à distância para poderem mobilizar a cadeira de rodas, que pausa só quando o utilizador parar de se concentrar. A aplicação requer ainda um headset especial que converte ondas cerebrais em sinais eléctricos,  que o iPhone lê, além de uma cadeira de rodas equipada com um painel de controlo. O processo leva cerca de 5 segundos, desde a detecção dos sinais até à execução dos movimentos.

Apesar de só existir ainda uma versão beta, que custa cerca de 5000 dólares (perto de 3750 euros), a equipa procura parcerias com empresas que possam permitir que o produto chegue ao mercado até ao fim do ano 2011, a um preço mais acessível.

Os investigadores encontram-se ainda a tentar soluccionar problemas tais como a fadiga - aplicação exige um elevado esforço mental por parte dos utilizadores, que devem ser treinados para a utilização desta aplicação
2,773