NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Instagram previne: "não usem 'Insta', 'Gram' ou 'IG' no nome da vossa app"

Instagram previne: "não usem 'Insta', 'Gram' ou 'IG' no nome da vossa app"

terça-feira, 20 agosto, 2013 /
Instagram previne: "não usem 'Insta', 'Gram' ou 'IG' no nome da vossa app"

O Instagram actualizou as suas directrizes e passou a não permitir a utilização da sua imagem de marca para promover outras aplicações. Apps como o Luxogram já terão sido notificadas

O aviso provavelmente aplica-se a aplicações como Luxogram, Instaframe e Webstagram, entre tantas outras: o Instagram está de olho nas apps que utilizam nomenclaturas ou logos minimamente semelhantes aos da popular aplicação dos filtros de imagem. E como saber o que fazer ou não fazer em relação ao Instagram? Bem, a empresa actualizou recentemente as suas directrizes com uma nova lista de "Fazer & Não Fazer".

O Instagram encoraja as empresas a darem "ao vosso produto um nome que seja único e original", mas também a desenharem "o vosso próprio ícone de app que represente a vossa marca". Já a lista de restrições parece ser perfeitamente clara: utilizar termos como "Instagram", "IG", "Insta" e "Gram" no nome de uma aplicação está fora de questão, tal como logos que se assemelhem ao logo da câmara do Instagram. "Não usem a fonte personalizada do Instagram no vosso produto", referem as novas linhas de orientação da empresa.

Se por um lado é um facto que muitas dessas aplicações fazem alguma alusão ao Instagram, por outro algumas delas funcionam como extensões à experiência de utilização do próprio Instagram. É difícil avançar para já qual o número de apps complementares à experiência do Instagram, mas sabemos - graças ao TechCrunch - que o Instagram já começou a notificar algumas aplicações, nas quais se incluem o Luxogram.

"Apreciamos o interesse em desenvolver produtos que ajudem as pessoas a partilhar com o Instagram. Enquanto que encorajamos programadores a construírem aplicações fantásticas com o Instagram, não podemos permitir que outras aplicações semelhantes à app oficial do Instagram sejam patrocinadas ou promovidas por nós", referiu a app em declarações ao Luxogram. "É importante que desenvolvam a vossa própria marca distintiva para todas as vossas aplicações, e utilizem as marcas registadas do Instagram especificamente da forma que autorizamos nas nossas políticas". O Instagram terá concedido um período razoável para que as apliações alterem o seu branding.

Como encaram estas novas directrizes do Instagram? São utilizadores desta aplicação, ou de alguma outra app semelhante? Se sim, concordam com as mesmas? Deixem-nos o vosso feedback!

Instagram previne: "não usem 'Insta', 'Gram' ou 'IG' no nome da vossa app"

24,772