NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com para Android. Qual é a melhor?

Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com para Android. Qual é a melhor?

sexta-feira, 05 dezembro, 2014 /
Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com para Android. Qual é a melhor?

Ler e-mails no Android é sinónimo de Gmail, Yahoo Mail ou Outlook.com. Mas qual é a melhor aplicação para usar?


Acabou de receber uma notificação no seu telemóvel. Quanto tempo consegue aguentar sem a ir espreitar? Se for como eu, não tanto quanto isso. Isto é um facto - ler e-mails no telemóvel (entre tantas outras possíveis notificações) não é uma tendência passageira. Veio mesmo para ficar.

A verdade é que no meio de todas as aplicações disponíveis para Android, poucas delas são tão conhecidas quanto o Gmail, o Yahoo Maile o Outlook.com. E eu, pessoalmente, não colocaria as mãos no fogo para assegurar a popularidade do Yahoo Mail dentro do universo português - mas que outro serviço poderia, sequer, aproximar-se do alcance deste? Não conheço nenhum.

Alguns factos interessantes: segundo a VentureBeat, que divulgou recentemente os resultados de um estudo sobre a consulta de e-mails no telemóvel, 65% (dos e-mails) são abertos primeiro em dispositivos móveis. E no Android, que como o leitor deve saber representa um número muito grande de aparelhos, as principais aplicações são o Gmail, o Outlook.com e o Yahoo Mail. Portanto: destas três, qual é a melhor?

Dependerá daquilo que o leitor valorizar, claro.


Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com: Consumo de Dados

Segundo a App Monitor, que foi quem realizou o estudo comparativo entre estas três aplicações, a Yahoo Mail é aquela que consome mais dados ao utilizador - a média é de 25 KB/minuto. E agora o leitor pergunta: mas isto é muito?

De facto, e a favor da Yahoo Mail, não é muito mais do que as suas duas principais concorrentes: a aplicação do Gmail consome, em média, 20 KB/minuto - a mesma média que a Outlook.com. Quanto menos tráfego de dados consumido, melhor para nós - mas a aplicação da Yahoo é a menos data-friendly do trio.


Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com: Consumo de CPU

Todas as aplicações necessitam de recursos para correr. Sendo o processador (CPU) a fonte que gere a distribuição dos mesmos, torna-se importante medir o impacto que uma aplicação tem no consumo deste. A Yahoo Mail, infelizmente, voltou a liderar na negativa - esta aplicação para leitura de e-mails consome até 17% do CPU durante a leitura de e-mails.

A distância face aos concorrentes, contudo, não é significativa - se o leitor abrir o Gmail no seu telemóvel, a aplicação da Google vai consumir-lhe até 15% do processador do telemóvel. Se, em contrapartida, for antes utilizador do Outlook.com, então esse consumo desce (também ligeiramente) para os 12%.


Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com: Consumo de Memória (MB)

Não sendo um tipo de aplicação muito exigente, os consumos de memória para ler e-mails também não são particularmente elevados. Aqui o pódio é assumido pela Outlook.com, que consome 18 MB enquanto está aberta. Segue-se a Yahoo Mail (15 MB) e o Gmail (13 MB).


Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com: Consumo de Bateria

Quantas vezes já ficou sem bateria antes da hora prevista? Conheço bem a sensação. Felizmente para o leitor, hoje é possível evitar cometer erros desses em relação à aplicação que usa para ler e-mails: a Yahoo Mail é a mais gulosa com a bateria do telemóvel, consumindo em média 679 mW. A Outlook.com ocupa o segundo lugar com 606 mW.

Um pouco mais generoso é o Gmail, que em termos de consumos energéticos é a aplicação mais eficiente das três - com 567 mW.


Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com: Média de Consumo de Bateria no Background

Este é o calcanhar de Aquiles da maioria dos utilizadores. No caso da Yahoo Mail, deixar esta aplicação a correr no background equivale a um consumo desnecessário de 138 mW. A Outlook.com é bem mais generosa, ficando-se pelos 102 mW, mas não é o suficiente para destronar o Gmail - com uns impressionantes 33 mW.

Por outras palavras, se o leitor quiser que a bateria do seu telemóvel dure mais tempo, o Gmail poderá ser a opção mais eficiente.


5,469