NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel? Eis a questão

Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel? Eis a questão

quarta-feira, 26 fevereiro, 2014 /
Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel? Eis a questão

Para quem tem um negócio, possuir um site já não chega - hoje em dia tem que aderir ao mobile

Mas qual é a melhor opção? Desenvolver uma aplicação ou desenhar um website responsivo? A resposta correcta passaria por aplicar ambas as soluções, mas a não ser que tenha uma multinacional com recursos ilimitados, provavelmente vai considerar apenas uma destas duas opções.

Enquanto que uma aplicação lhe permite proporcionar aos seus clientes uma experiência de utilização fantástica, um site adaptado poderá dar-lhe maior alcance. Uma aplicação móvel pode ser mais adequada que um site responsivo caso já tenha uma base de clientes leal, mas ainda assim tem que pensar para que sistema operativo deveria desenvolver uma app.

? Porque deve adaptar o seu site para mobile

? Samsung Galaxy S4 vs Samsung Galaxy S5

? Olá, Samsung Galaxy S5 - tudo o que precisa de saber

Um site com design responsivo, por sua vez, irá atrair novos visitantes ao seu site e dar-lhe maior visibilidade nos motores de busca - as aplicações não são indexadas nos motores de busca, então se tiver que redireccionar os seus clientes para a sua aplicação só poderá realmente beneficiar se tiver uma base de utilizadores significativa.

Se o seu tempo e recursos forem limitados, criar um site com design responsivo poderá revelar-se uma opção mais acessível ao mesmo tempo que lhe concede o benefício de poder aumentar o seu tráfego. Também poderá consumir menos tempo de desenvolvimento que uma aplicação, e exclui preocupações como as aprovações de submissão das lojas de aplicações, ou a necessidade de respeitar linhas de orientação massivas.

? WhatsApp anuncia serviços de voz para Q2 de 2014

? Sugestão Android: controle a que informações as aplicações podem aceder

? Nokia adere ao Android, anuncia oficialmente três smartphones na MWC 2014

Ambas apresentam vantagens e desvantagens. Enquanto que as aplicações de cadeias de retalho consomem até 27% do tempo dos seus consumidores, 67% dos consumidores admitem que há mais probabilidades de realizarem compras num website que esteja adaptado a mobile face a um que esteja limitado apenas a computadores desktop.

Uma aplicação, por sua vez, irá permitir que tire partido de funcionalidades do smartphone como o GPS ou a câmara digital. Isto poderá dar aos seus utilizadores velocidade e funcionalidades únicas, que um website dificilmente poderá proporcionar - mas requer que a sua concepção seja feita com um sistema operativo específico em mente.

? Project Tango da Google: o futuro dos smartphones Android?

? Android ou Firefox OS? O Geekpshone Revolution propõe ambos

? Android 4.4 KitKat já começou a chegar ao Samsung Galaxy S4

Se utilizar ferramentas de analytics, poderá verificar qual é a plataforma que acede mais ao seu site de forma a decidir qual poderá ser a opção mais viável para desenvolver uma aplicação. Também deve ter em conta as funcionalidades do sistema operativo para o qual pretende desenvolver, de forma a optimizar a sua experiência. As aplicações móveis também acedem a mais informações dos seus utilizadores, de forma a proporcionar uma experiência de utilização ainda mais personalizada.

A respeito de experiências de utilização móveis: uma aplicação móvel nativa irá proporcionar uma experiência superior à de um website responsito e irá permitir tirar proveito das aquisições in-app, um recurso que representa cerca de 76% de todos os lucros no mercado das aplicações - isto acontece porque é muito mais fácil para os utilizadores realizarem compras quando já disponibilizaram anteriormente informações sobre os seus cartões de crédito.

*Webeffect.pt - autor convidado

Ler publicação original aqui

 

Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel? Eis a questão

5,335