NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como remover um vírus do Android

Como remover um vírus do Android

sexta-feira, 19 julho, 2019 /
Como remover um vírus do Android

The Rent Zone - Aluguer de Dispositivos Tecnológicos

Os vírus para Android não são frequentes, mas existem. Saiba o que fazer quando o seu telemóvel se comportar de maneira estranha.

 

Nota que o seu telemóvel está mais lento que o normal? Ou que o seu navegador de internet o redireciona com frequência para sites suspeitos? Está a ver pop-ups intrusivas com mais frequência?

Se respondeu que sim às questões anteriores, talvez esteja na hora de limpar o seu telemóvel.

 

Como remover um vírus do navegador Android

O primeiro passo para remover um vírus do Android deve ser limpar a cache do seu navegador de internet. Pode fazê-lo nas definições do browser ou, em alternativa, seguindo os passos abaixo:

  • Definições
  • Aplicações e Notificações
  • Chrome (ou outro navegador de internet)
  • Armazenamento
  • Limpar cache

Se o passo acima não resultar, uma opção mais drástica para remover qualquer vírus do Android é repor as definições de fábrica do seu telemóvel.

Se optar por repor as definições de fábrica do telefone, lembre-se que esta opção apaga todos os dados do telefone. Para o fazer, siga os passos abaixo:

  • Definições
  • Sistema
  • Opções de reposição
  • Apagar Todos os Dados (reposição de todos os dados de fábrica)

 

Como remover um vírus do Android, manualmente

Se um telemóvel apresentar um comportamento estranho, pode não se tratar de malware.

Na maioria dos casos, tratam-se de arquivos acumulados que deixam o dispositivo mais lento.

Em todo o caso, se o telemóvel estiver de facto infectado com malware, tal pode dever-se à instalação de uma aplicação de origem duvidosa.

Com isto em mente, se souber concretamente quando é que os problemas tiveram início, pode tentar remover manualmente uma aplicação infectada. Pode fazê-lo seguindo os passos abaixo:

 

Aceda ao telemóvel em modo de segurança

Deste modo consegue impedir a execução de aplicações de terceiros.

Se as opções de energia não disponibilizarem uma opção de acesso em modo de segurança, experimente manter a tecla de volume pressionada enquanto reinicia o telemóvel.

Quando está em modo de segurança, aparece-lhe uma notificação no canto inferior esquerdo.

  • Abra as Definições
  • Aplicações e notificações
  • Desça até identificar aplicações suspeitas

Alguma aplicação que não se lembre de ter descarregado, ou que não lhe pareça um serviço Android genuíno, deve ser removida.

Clique no nome da aplicação para aceder à sua página de informações.

Se não se tratar de uma aplicação pré-instalada, vai ter disponível uma opção de Desinstalar (no topo da página).

Se a opção de desinstalar está desabilitada, tal pode dever-se aos Direitos de Administrador da aplicação, que podem ser desativados em Configurações > Segurança e local > Aplicações de administração de dispositivos.

Após remover as aplicações desejadas, reinicie o telemóvel para retirá-lo do modo de segurança.

Se o dispositivo continuar lento, considere a hipótese de se tratar de um problema relacionado com a idade do aparelho, ou que uma atualização de software tenha tido impacto negativo no seu desempenho.

 

Evitar vírus e malware no Android

Evite instalar aplicações fora da Google Play

As versões mais recentes do Android reforçaram a segurança neste segmento. Se antes só tinha de permitir a instalação de aplicações de fontes desconhecidas uma única vez, agora tem de dar a sua permissão cada vez que quiser instalar aplicações fora da Google Play.

É possível aceder a esta opção em Aplicações e notificações> Avançado> Acesso especial a aplicações> Instalar aplicações desconhecidas.

Evite aplicações clonadas

Se instalar uma app fora da Google Play, certifique-se de que vem de uma fonte legítima.

99% das vezes fazer download de apps da Google Play vai ser seguro, mas já foram encontrados códigos maliciosos em algumas aplicações da loja da Google.

Com isto em mente, evite fazer download de clones de aplicações, de apps de programadores desconhecidos ou de fontes pouco credíveis.

Verifique as permissões da aplicação

Verifique sempre s permissões necessárias antes de instalar uma aplicação. Nunca conceda privilégios de administrador do dispositivo a uma aplicação, pois isto impede a app de ser eliminada.

Será que aquele leitor de vídeos precisa realmente de aceder aos seus contactos? Em caso de dúvidas, consulte outras opiniões online e procure o site do programador para confirmar se se trata de uma operação genuína, ou de um negócio fraudulento.

Mantenha o Android sempre atualizado

A versão mais recente do sistema operativo Android pode não estar imediatamente disponível para o seu telemóvel ou tablet, mas deve sempre verificar se tem as atualizações em dia.

Na próxima vez que trocar de telemóvel, considere uma marca que ofereça atualizações frequentes aos seus dispositivos.

 

803