NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como o Instagram trouxe dois burlões à justiça

Como o Instagram trouxe dois burlões à justiça

terça-feira, 14 maio, 2013 /
Como o Instagram trouxe dois burlões à justiça

Ou como as autoridades norte-americanas possivelmente decidiram que já chega de utilizar o Instagram apenas para publicar fotos de pratos de comida.

Parece mentira, mas fazer upload de um prato de comida para o Instagram valeu uma detenção a um casal norte-americano que alegadamente está envolvido em esquemas de fraude. O casal enfrenta agora uma possível pena de até 12 anos de prisão.

O motivo, claro está, não foi o facto de as autoridades norte-americanas já estarem fartas de pratos de comida no Instagram, mas antes porque a fotografia em questão era proveniente de um restaurante onde os suspeitos tinham comido uma refeição com um agente infiltrado, que andava a investigar um caso de roubo de identidades.

O agente em questão fingiu que queria comprar dados ilícitos a um dos elementos do casal, tendo o local do encontro sido o mesmo restaurante onde a fotografia viria a ser - mais tarde - tirada e publicada no Instagram. Só que o encontro não correu como previsto e, em vez de 50 mil identidades como teria sido combinado, o burlão vendeu uma pen com 'apenas' 50 identidades e conseguiu escapar-se, aparentemente deixando novamente as autoridades sem pistas - excepto que uma dessas identidades pertencia a Troy Maye, que revelou ser dono do fatídico perfil do Instagram que conduziu as autoridades à sua detenção.

A fotografia em questão mostrava um bife e macarrão com queijo, ou seja: o mesmo prato que o homem tinha comido aquando do seu encontro com o agente infiltrado, à mesma hora e no mesmo local do encontro. A partir daqui terá sido aberta uma investigação ao dono do perfil, que acabou por prender um casal com mais de 55 mil identidades roubadas.

Embora seja um episódio algo novelesco, este é um caso bastante ilustrativo sobre o potencial que as informações que disponibilizamos online podem ter - tanto a nosso favor como contra nós.

O que pensam deste caso? Também são utilizadores do Instagram? Deixem-nos o vosso feedback! E claro, se estiverem fartos de só ver fotografias de gatos e pratos de comida podem sempre dar uma vista de olhos a estes 10 momentos fantásticos capturados no Instagram!

Como o Instagram trouxe dois burlões à justiça

A fotografia em questão, cortesia do Huffington Post

3,976