NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

quarta-feira, 26 fevereiro, 2014 /
Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

Este processo está agora facilitado graças à aplicação Helium, que permite realizar backup a todos estes dados sem necessidade de realizar root ao seu aparelho. Para evitar ser apanhado desprevenido, vamos acompanhá-lo no processo

Se ainda não passou pela experiência de ter que restaurar o seu smartphone Android para as suas definições de fábrica, o mais certo é que um dia poderá ter que realizar essa operação - um processo incómodo e que limpa praticamente todos os dados de utilizador do seu smartphone, o que inclui contactos, mensagens de textos, registos de chamadas e dados de aplicações. O mesmo poderá aplicar-se caso pense em adquirir um novo aparelho e não seja bem-sucedido a migrar todos os dados que pretendia.

1) Descarregue e instale a aplicação - A Helium, outrora conhecida como Carbon, está disponível para download gratuito na Google Play. Após a ter instalado no seu smartphone Android, a aplicação irá pedir-lhe que conecte o seu smartphone ao PC através de um cabo microUSB.

? MWC: o melhor smartphone de 2013 é o HTC One

? Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel? Eis a questão

? Samsung Galaxy S4 vs Samsung Galaxy S5

2) Active as opções necessárias - Após ter cumprido o primeiro passo, e ter agora o seu smartphone contectado ao PC, a Helium irá pedir-lhe que active o modo USB Debugging / Depuração USB, disponível no campo Developers Options (Opções de Programador). Caso já tenha realizado esta operação previamente, proceda para o próximo passo. Caso desconheça o processo, simplesmente aceda às Settings / Definições > About Phone / Sobre Este Telefone > Build Number / Número de Compilação. Pressione esse campo 7 vezes seguidas - parabéns, é oficialmente um programador!

3) Aceda às opções de programador - Neste campo irá activar a opção USB Debugging (ou Depuração USB). De seguida vai aparecer-lhe um código-chave RSA, que irá identificar a "impressão digital" do seu computador. Só tem que aceitar e prosseguir.

4) Lance o Helium no desktop - Antes de o lançar, contudo, terá que instalar o cliente desktop da aplicação. Pode descarregá-lo aqui e seguir as instruções. Após a instalação, abra o programa e aguarde pelo reconhecimento do seu dispositivo (caso esta processo falhe, pode experimentar descarregar as drivers do Android para Windows aqui). Agora já está pronto para fazer uma cópia de segurança dos seus dados.

? Olá, Samsung Galaxy S5 - tudo o que precisa de saber

? WhatsApp anuncia serviços de voz para Q2 de 2014

? Sugestão Android: controle a que informações as aplicações podem aceder

5) Escolha o que quer salvar - Acedendo à aplicação, só tem agora que seleccionar um pequeno quadrado azul no lado esquerdo do fundo do ecrã. A partir daqui deve seleccionar os dados que deseja salvar - irão aparecer-lhe em primeiro lugar as Mensagens de Texto - e e em que repartição do seu computador o pretende fazer. Este serviço também disponibiliza uma opção semelhante na Cloud, mas o acesso é pago.

6) Active o modo PC Download - Para poder guardar os backups desejados no seu computador, vai ter que aceder aos três pontos disponíveis no canto superior direito da aplicação e seleccionar o modo PC Download. De seguida o ecrã do seu smartphone irá exibir-lhe um endereço de IP que poderá introduzir no seu browser, ao qual poderá aceder (partindo do princípio que ambos estão ligados à mesma rede).

7) Descarregue e instale a SMS Backup & Restore - Após a instalação, o processo de criação de um backup das suas mensagens é simples, como pode conferir na imagem que disponibilizamos já a seguir. Aconselha-se a ter especial atenção ao local onde os backups são guardados. Para restaurar os ficheiros depois de restaurar as definições ao smartphone só tem que voltar a instalar a aplicação e aceder à localização do ficheiro, em formato .xmi

8) Descarregue e instale a Call Logs Backup & Restore - Caso os registos de chamadas sejam importantes para si, também os pode guardar graças a esta aplicação. O processo é praticamente idêntico ao do passo anterior, uma vez que as duas aplicações são funcionalmente semelhantes. Para restaurar os registos de chamadas após um restauro de definições, só tem que aceder ao local onde guardou o back up (PC ou na Cloud) e localizar o ficheiro

Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

15,414