NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como e quando votar em aplicações na Google Play

Como e quando votar em aplicações na Google Play

quarta-feira, 28 janeiro, 2015 /
Como e quando votar em aplicações na Google Play

Aparentemente ainda há muita gente que não sabe para que servem os comentários e os votos a aplicações na Google Play

 

 


Não. Isto não é um tutorial sobre como e quando votar em aplicações na Google Play. É, antes, um comentário opinativo sobre uma tendência que eu pessoalmente acho irritante - a do "se for bom eu depois avalio", ou "depois dou estrelas", que mina as secções de comentários na Google Play.

Ora, o propósito da secção de comentários e de votações a aplicações na Google Play é muito simples. Quando eu ou o leitor abrimos uma página relativa a uma aplicação que potencialmente queremos instalar, o nosso bom senso poderá ditar que procuremos por um feedback geral em relação à aplicação que nos interessa.

Em teoria, isto deveria funcionar assim. Se uma aplicação for boa, ou pelo menos confiável (leia-se: que não seja malware, ou apenas uma forma de nos exibir publicidade de forma intrusiva), é com base nesse mesmo feedback que decidimos instalar, ou não, essa app. Se os comentários e as votações forem negativos, talvez nos faça pensar duas vezes antes de tomar a decisão de instalar essa aplicação.


Existe um princípio fundamental que deveria ditar o voto e o comentário do utilizador a uma aplicação - a experiência de utilização. Mas para ser honesto com o leitor, o meu critério baseia-se apenas em tudo o que possa ser conjugado com "experiência" - incluindo não-utilizações causadas por bugs, o que pode ocorrer.

De facto, quem comenta preventivamente e em jeito de antecipação parece perceber que é este mesmo o propósito da secção de comentários onde ironicamente está a deixar a sua não-opinião, baseada numa não-experiência.

Nesse caso, porquê poluir? Será que estamos tão habituados a partilhar tudo sobre alguma coisa que tenhamos chegado ao ponto de partilhar estados na secção de comentários da Google Play?

Será que essa exigência - que aparentemente nunca é cumprida - serve algum outro propósito que não o de adulterar dados estatísticos e deixar potenciais novos utilizadores já indecisos ainda mais confusos? Será que quem o faz não se apercebe de qjue contribuiu absolutamente zero para todo o universo em que aquela aplicação está envolvida?

Como e quando votar

A grande questão aqui, suponho, é o "quando". E aqui, arriscando-me a considerar que o leitor estará de acordo comigo, diria que esse "quando" é depois de usar a aplicação pelo menos uma vez. É após a formação de uma experiência de utilização, de uma opinião.

O "como" já pode ser mais relativo - pode ser-nos requisitado pelos próprios programadores da aplicação, que nesse caso nos reencaminha directamente para a secção de comentários, ou pode ser dada voluntariamente por nós, utilizadores, na página da aplicação na Google Play.

Em ambos os cenários o principal aspecto - e aquele que essencialmente é a pedra basilar da Google Play - é avaliarmos uma aplicação com base numa opinião fundamentada, após a termos utilizado.

Por outro lado - e aqui talvez o leitor me chame de "optimista" - acredito que esta tendência devia ser aproveitada pela Google para criar uma nova secção de Antevisões (ou Expectativas) na Google Play,

Se bem que, a julgar pelos comentários-tipo, esta estivesse muito longe de ser interessante.


3,884