NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
As melhores apps de mensagens para Android

As melhores apps de mensagens para Android

quarta-feira, 19 novembro, 2014 /
As melhores apps de mensagens para Android

Comparámos 3 dos melhores aplicativos de mensagens para Android

 

 

 

Uma das principais razões pelas quais os consumidores escolhem adquirir um smartphone Andoid em detrimento de outros sistemas operativos, é a capacidade de personalização que o mesmo permite. Ao passo que o iOS da Apple é um sistema relativamente fechado com muito poucas opções de personalização e o Windows Phone já ter começado a dar os primeiros passos nesse campo, ambos estão a largos passos do sistema Android no que respeita a este género de opções.

Dada esta possibilidade por parte do sistema móvel da Google, surge muitas vezes a necessidade por parte do utilizador de instalar outras aplicações com o objectivo de substituir aquelas que vêm instaladas por defeito na grande parte dos dispositivos. Partindo desta premissa iremos hoje analisar algumas aplicações de mensagens,  comparando as suas diferentes funcionalidades de forma a melhor instruir o usuário acerca de qual ou quais deve instalar, consoante as suas necessidades.

 

Textra SMS

Com mais de um milhão de downloads e uma classificação de 4.5, a Textra SMS é neste momento uma das aplicações de texto mais transferidas da Google Play Store. O ecrã inicial mostra-nos as mensagens recebidas de um modo similar ao Gmail, em que os contactos são apresentados pelas suas iniciais do lado esquerdo.

No canto superior direito temos a opção de pesquisa, assim um leque de opções que nos dá acesso às definições e a uma pequena lista daquilo que a aplicação traz de novo nas suas diferentes versões, à medida que é actualizada pelos criadores. Por fim temos a opção de escrever uma nova mensagem simbolizada pelo símbolo de “mais”.

Ao pressionarmos longamente numas das conversas, a mesma é selecionada, abrindo-se um novo conjunto de opções. É-nos dada a opção de eliminá-la, assim como selecionar mais conversas para o mesmo fim, ou ainda desligar a notificação sonora para as mesmas caso não queiramos ser incomodados por determinado/s contacto/s.


O menú das definições que nos oferece as opções de personalização que queremos alterar, divididas em três tópicos principais: definições gerais, MMS’s e por fim, de SMS’s. Nas opções gerais podemos personalizar a aparência da aplicação, modificando as cores e os temas consoante uma selecção de cores.

Podemos também personalizar as notificações das mensagens que recebemos, assim como duas opções meritórias de destaque. A possibilidade de criarmos uma assinatura digital – idêntica à dos emails - e a criação de uma Lista Negra de contactos que pode ser activada ao adicionarmos conversas com determinado contacto. Isto faz com que deixamos de ser notificados da recepção de qualquer conteúdo proveniente do mesmo.

Relativamente às preferências de personalização das SMS's e MMS’s, estas referem-se à recepção (ou não) de relatórios de entrega, compactação de mensagens SMS de forma a usarmos menos caracteres, entre várias outras.


As melhores apps de mensagens para Android

Opinião: O aplicativo revelou-se não só bastante útil, mas também funcional. São de destacar algumas opções adicionais que não se encontram disponíveis nas aplicações de texto originais, como a criação de uma lista negra de contactos ou ainda a possibilidade de criarmos uma assinatura digital por cada mensagem enviada. Em geral, este é um excelente aplicativo de design simples e minimalista, com múltiplas opções intuitivas de personalização para quem não se pretende ficar pela aplicação de texto instalada por defeito.

 

Handcent SMS

Estabelecida há já bastante tempo, contando com mais de 10 milhões de transferências e uma classificação de 4.4 na Google Play Store, esta aplicação, apesar de não ser recente, tem vindo a sofrer várias actualizações com o objectivo de corresponder às exigências dos utilizadores. E pelo que pudemos observar, não se tem dado nada mal.

O ecrã principal é composto pelas conversas com os várias contactos. No canto superior esquerdo encontramos um menú que nos dá acesso às várias pastas a que queremos aceder, de forma muito similar aos aplicativos de email. Seja a caixa de entrada, uma pasta de mensagens privadas, ou até mesmo um sistema automático de envio que permite calendarizar uma (ou mais) mensagem consoante uma data à nossa escolha. No canto superior direito encontramos as opções mais típicas: pesquisar uma conversa da nossa caixa de entrada por nome de contacto, o menú de definições e ainda o ícone de criação de nova mensagem.

Por fim analisamos o menu das definições, onde podemos personalizar os vários aspectos da aplicação. Em primeiro lugar temos as opções da aplicação em si, nas quais podemos alterar várias definições, desde a mudança do idioma e das mensagens de resposta rápida, passando pela modificação do brilho do ecrã consoante várias condições definidas pelo utilizador, definições do teclado e da função de calendarização de mensagens, até à personalização de emojis e figuras, entre várias outras opções de aplicação.


De seguida encontramos o menú de personalização da aparência aplicação, onde podemos alterar os aspectos referentes ao layout, design e cores dos vários aspectos da aplicação que forem mais do agrado do utilizador.

Imediatamente por baixo temos as definições de notificações, mensagens recebidas e enviadas, segurança e privacidade, ligação às redes sociais, captação de discurso e por fim, as definições do serviço de troca de mensagens, próprio da aplicação, que permite a troca de mensagens sem fazer uso do tarifário. Isto claro, disponível apenas se o destinatário também usar a mesma aplicação.


As melhores apps de mensagens para Android

Opinião: À medida que o utilizador for fazendo uso do aplicativo, irá verificar que existem inúmeras opções de personalização que esta aplicação oferece, dentro da imensa variedade de conteúdos de que dispõe. Destacam-se as opções referentes à privacidade, nomeadamente a possibilidade de tornar as conversas que desejamos privadas mediante a inserção de um código definido pelo utilizador, assim como a opção que calendariza um envio automático de mensagens que, como descrito, permite o envio automático de um texto que o usuário pretenda ntregar numa data futura por si definida.


Sliding SMS

Contando com uma classificação de 4,3 na Google Play Store e mais de 100 mil transferências, a Sliding SMS - apesar de não chegar perto das demais no que respeita a popularidade - não fica nada atrás nas características mais importantes, nomeadamente a variedade de opções, funcionalidade e aparência. Vejamos.

Ao abrir o aplicativo deparamo-nos com o ecrã principal, onde se situam as conversas com os nosso contactos, assim como três simples opções no canto superior direito: escrever nova mensagem, acesso às definições e pesquisa de conversas por nome de contacto.

Ao pressionarmos longamente numa conversa, surgem também duas opções. A de seleccionar múltiplas conversas e a eliminação das mesmas caso assim o desejarmos. O nome da aplicação, “Sliding SMS”, tem de facto um propósito: ao arrastar o ecrã inicial para a esquerda somos transportados para um novo ecrã onde podemos escrever uma nova mensagem de forma rápida e simples.


As melhores apps de mensagens para Android

 

Por fim, o menú das definições que nos permite personalizar a aplicação perante uma variedade de escolhas. Desde as preferências de armazenamento à aparência do aplicativo, bem como a selecção de diferentes temas, passando pelas definições de mensagens SMS e MMS e pela personalização de notificações - desde as mais óbvias até à definição do padrão de vibração aquando da recepção de mensagens.Definições de teclado onde nos é permitido colocar um ícone extra do forma a aceder directamente aos Emojis, até à criação de gestos dos quais o utilizador pode fazer uso para definir uma resposta rápida escrita, definida e armazenada por si na memória da aplicação.

Opinião: Apesar de menos popular que as restantes aqui apresentadas, a Sliding SMS consegue primar pela sua simplicidade e intuitividade na navegação dos menus, oferecendo uma experiência agradável assim como uma excelente funcionalidade e agilidade na execução. Um aplicativo seguro, fidedigno e minimalista, indicado para os utilizadores que priorizam os aspectos fundamentais que um aplicativo de mensagens deve conter assim como algumas opções extra de personalização, mais do que suficientes para justificar a sua instalação.


As melhores apps de mensagens para Android

 

11,399