NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
One on One. Flipboard Vs. News Republic

One on One. Flipboard Vs. News Republic

quarta-feira, 12 novembro, 2014 /
One on One. Flipboard Vs. News Republic

Colocámos frente-a-frente duas das melhores aplicações disponíveis gratuitamente na Google Play: Flipboard e News Republic. Que vença a melhor!

 

*A One on One é a nova rubrica semanal do Telemoveis.com para comparação de aplicações

No mundo das aplicações encontramos um pouco de tudo, para todos os gostos. Desde aplicações sem grande utilidade, que servem o mero propósito de entretenimento, até aplicações que substituem meios de consumo que teríamos diariamente e sem o qual estaríamos certamente menos  informados.

Quem de nós gosta de não estar informado sobre a actualidade? De não saber as últimas notícias acerca dos temas que mais nos interessam, de estar alienado da evolução à medida que a mesma se passa á frente dos nossos olhos? Para o comum dos mortais, ninguém. E é sobre isso mesmo que esta comparação trata: de notícias. A Flipboard e a News Republic são ambas Escolha dos Editores.

 

FLIPBOARD - Ver na Google Play

Já bem conhecida pelos utilizadores e contando com inúmeras fontes de vários jornais e revistas internacionais, a aplicação Flipboard é um dos monstros no campo de notícias e media na esfera mobile.

Ao abrimos a nova versão da aplicação, a mesma encaminha-nos para a página principal, na qual se situam as notícias diárias em destaque. Podemos fazer swipe tanto para baixo, para ir verificando as várias notícias destacadas do dia, como para a esquerda, onde nos deslocamos ao longo dos restantes quatro menús disponíveis.

Ao arrastar o ecrã para a esquerda pela primeira vez, deparamo-nos com um menú onde estão os temas genéricos e revistas/jornais que nos são permitidos escolher pela aplicação como nossos favoritos, actualizados numa base diária, em formato de tile, o que se torna não só bastante apelativo mas também mais organizado.

De seguida, o próximo menú diz respeito à pesquisa onde podemos procurar mais temas que nos agradem e marcá-los como favoritos, o que os transporta automaticamente para o menu anterior. Assim como a barra de pesquisa caso queiramos personalizar o que procuramos, temos também várias sugestões feitas pela própria aplicação.

 

Flipboard vs News Republic

 

No menú seguinte encontramos uma página que nos diz as notícias que foram partilhadas conosco pelos nossos amigos nas várias redes socias em que estejamos inseridos, assim como as visualizações às nossas notícias - caso tenhamos criado alguma.

O último menú é relativo ao nosso perfil. No canto superior esquerdo temos a opção de adicionar amigos através das redes sociais, ao passo que no lado oposto é-nos dado acesso ao menú das definições, caso queiramos personalizar ao máximo a aplicação. Por fim, são-nos dadas várias estatísticas relativamente ao número de artigos que já criámos, assim como revistas e número de seguidores.

Apesar de ter acesso a milhares de artigos, jornais e revistas internacionais, a aplicação apenas peca por não oferecer acesso a conteúdo nacional. De resto é sem dúvida uma das mais completas e personalizáveis apps de notícias presentes na Google Play, se não mesmo a melhor.

 

Flipboard vs News Republic

 

NEWS REPLUBLIC - Ver na Google Play

O underdog deste duelo chama-se News Republic. É uma aplicação de renome e com claras cartas para dar, a par da Flipboard. Ao iniciar a aplicação, deparamo-nos com o ecrã principal onde é apresentado o conteúdo noticioso destacado diariamente.

Na parte superior destacam-se as opções de pesquisa livre (seja de jornais, revistas ou temas especficos), o nosso perfil de notícias (criado com base nos temas que mais frequentemente visualizamos) e o menú de definições, que nos permite - entre várias opções - seleccionar o idioma em que queremos ver notícias.

 

Flipboard vs News Republic

 

Ao pressionarmos longamente um dos temas propostos pela app no ecrã principal, é-nos oferecida a possibilidade de a expandir de forma a ocupar um quarto, metade ou praticamente todo o ecrã (de forma a criar uma homepage com o tema seleccionado como imagem de fundo). No canto inferior direito temos a opção de poder adicionar mais temas provenientes de várias centenas de jornais e revistas internacionais.

Escolhendo e seleccionando um dos temas presentes na página inicial, abre-se uma nova página que ramifica o tema escolhido por várias notícias. Em cada uma delas é-nos dada informação acerca do número de fotografias que contém, bem como o jornal ou revista de origem e ainda o tópico principal que a mesma trata.

 

Flipboard vs News Republic

 

Temos também presente nesta página aquilo que na nossa opinião destaca esta aplicação das restantes: um botão com um símbolo semelhante ao logo da app que, ao ser seleccionado, cria um novo ecrã onde o utilizador pode escolher, dentro do tema que está a ler, vários subtemas apresentados por títulos que rodam, simulando uma perspectiva 3D.

 

Flipboard vs News Republic

 

Veredicto final

Em comparação com a sua adversária, a Flipboard consegue não só ser mais intuitiva mas também menos confusa, ao passo que a sua concorrente não. Partindo do princípio que ambas permanecem escolhas por parte dos editores da Google Play, é lógico afirmar que estamos perante duas superpotências no âmbito das aplicações de notícias.

Contudo, e comparando a funcionalidade de ambas, foi-nos mais fácil navegar na Flipboard do que na News Republic. As opções mostraram-se mais explícitas, intuitivas e acima de tudo mais simples e organizadas, ao passo que a News Republic - com a sua filosofia de all in one - acaba por sofrer uma desvantagem.  Assim sendo, resta-nos dizer: Parabéns Flipboard!

 

4,325