NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
3 Aplicações para viajar em lowcost. O melhor da Google Play Store

3 Aplicações para viajar em lowcost. O melhor da Google Play Store

segunda, 10 novembro, 2014 /
3 Aplicações para viajar em lowcost. O melhor da Google Play Store

Praticamente cada companhia aérea já investiu na criação de uma aplicação mobile. Mas será que vale a pena baixar as aplicações em detrimento de visitar os websites?

Uma das principais funcionalidades, tanto dos websites como das aplicações, é a possibilidade de executar reservas online.

Contudo, uma das desvantagens das aplicações é por vezes a presença de menos informação, o que nos leva muitas vezes a ter que aceder à informação que pretendemos no browser, obrigando-nos a fazer uso de mais tráfego.

Deste modo, iremos analisar as aplicações que representam algumas das principais companhias aéreas a actuar em território nacional e comparar as opções e funcionalidade comparativamente ao que é oferecido pelo website.

 

 

EASYJET

Ao abrir a aplicação, esta introduz-nos um ecrã com seis funcionalidades: reservar voo; os meus voos; flight tracker; cartão de embarque; reservar hotel e por fim, reservar automóvel.

As primeiras duas opções dizem respeito à possibilidade de efectuar uma ou mais reservas e à opção de visualizar os voos já reservados. A opção seguinte, Flight Tracker, mostra os voos planeados pela companhia consoante a data que o utilizador seleccionar. A opção “cartão de embarque” permite-nos visualizar os códigos de barras respeitantes aos voos já reservados, que posteriormente irão servir de comprovativo a apresentar no aeroporto aquando da altura do check-in.

Por fim as últimas duas opções que, como o nome indica, dão a possibilidade de fazer reservas em hoteis e de aluguar veículos consoante a nossa localização actual.

 

Aplicações para viajar em lowcost. O melhor da Google Play Store

 

Veredicto Com uma classificação de 4,3 na PlayStore, a aplicação da EasyJet oferece de forma simples e intuitiva todas as opções necessárias, desde ao viajante mais comedido até àquele que não se coíbe de gastar um pouco de mais dinheiro para, por exemplo, alugar um veículo ou fazer uma reserva num hotel à sua escolha.

 

Vale a pena baixar a aplicação em detrimento da visita ao website? A nossa resposta é SIM.

 

RYANAIR

A aplicação oficial da Ryanair disponível na PlayStore abre um ecrã com sete principais possibilidades. Em primeiro lugar, uma opção de planeamento de viagem. De seguida, surgem quatro opções respeitantes às reservas já feitas, em que é possível verificar os voos reservados, as opções de check-in, as informações relativas aos voos a decorrer e também o armazenamento de códigos de barras digitais.

As últimas duas opções permitem-nos reservar apartamentos em hotéis, assim como alugar um veículo se assim o utilizador o pretender.

 

Aplicações para viajar em lowcost. O melhor da Google Play Store

 

Veredicto - A classificação na PlayStore é das mais baixas, com um valor de 2,7 em que os principais comentários dos utilizadores criticam não só a lentidão mas também a falta de funcionalidade da aplicação.

 

Uma das principais opções em falta que saltam imediatamente à vista, é a indisponibilidade de definir a língua da aplicação para Português o que, para o utilizador que não saiba ler Inglês, vê-se obrigado a saber ler Espanhol, Italiano, Alemão,  Francês, Polaco ou ainda Holandês se quiser tirar proveito da aplicação.

Não obstante à falta de opções linguísticas, a aplicação oferece as possibilidades mais comuns ao utilizador.

Infelizmente, em comparação com outras do mesmo género, a Ryanair ainda tem um longo caminho a percorrer principalmente em termos de funcionalidade e rapidez na execução das tarefas propostas pela aplicação, tendo-se verificado uma lentidão um pouco anormal ao seleccionar as várias opções relativamente áquilo que seria de esperar vindo de uma das companhias aéreas low cost com maior nome.

 

Vale a pena baixar a aplicação ao invés de visitar o site no browser? A nossa resposta é NÃO.

 

VUELING

Por fim analisamos a aplicação da Vueling que, em conjunto com a EasyJet e a Ryanair, formam as três principais companhias aéreas low cost mais procuradas pelos Portugueses.

Ao abrir a aplicação surgem de imediato as opções mais comuns relativas ao planejamento da viagem, local de partida e chegada, data do voo pretendido, assim como a data e o número de viajantes.

No canto superior esquerdo encontramos um menu constituido pelas restantes opções transversais às restantes aplicações anteriormente descritas, como os voos já reservados, opções de check-in, estado dos voos mediante a inserção da referência dos mesmos e por fim, um campo dedicado aos utilizadores Premium.

 

Aplicações para viajar em lowcost. O melhor da Google Play Store

 

Veredicto - A aplicação da Vueling apresenta uma classificação intermédia entre a EasyJet e a Ryanair situando-se nos 3,6 valores. Em termos de funcionalidade existe pouco ou nada a dizer, a aplicação corre de forma fluida e sem entraves de maior, sendo também intuitiva relativamente às opções que disponibiliza.

Similarmente à aplicação da Ryanair, a Vueling não oferece a possibilidade de mudança de língua o que limita a experiência do utilizador que não saiba ler Inglês, pois é o único idioma disponível. As opções de alugar um veículo ou um quarto de hotel também não estão disponíveis na aplicação, obrigando o utilizador a visitar o website no browser se eventualmente quiser fazer uso dessas opções.

 

Vale a pena baixar a aplicação evitando assim a visita ao website? A nossa resposta é NÃO.

 

3,986