NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Procuram emprego? Nós temos as aplicações certas

Procuram emprego? Nós temos as aplicações certas

segunda, 26 janeiro, 2015 /
Procuram emprego? Nós temos as aplicações certas

Apresentamo-vos hoje três aplicações que prometem ser uma grande ajuda na obtenção de emprego.


Todos os portugueses sabem que o nosso país não vive dias fáceis. Não é segredo que a taxa de empregabilidade portuguesa comparativamente ao resto da União Europeia, é das mais baixas.

E é precisamente neste sector que as aplicações que iremos apresentar em seguida, tentam facilitar à população desempregada ou à procura do seu primeiro emprego a entrada num segmento cada vez mais árduo e competitivo - o mercado de trabalho. 


1.       Empregos (Indeed Jobs)

Com uma classificação de 4.0 na Google PlayStore, esta aplicação facilita bastante a procura de emprego ao abranger um vasto leque de localizações em território nacional, assim como múltiplos sectores de actividade.

Indeed-empregos-1
No primeiro ecrã ao iniciar a aplicação, damos de caras com dois campos. O primeiro é correspondente ao tipo de emprego que pretendemos, que pode ser expressado por sector de actividade, empresa ou qualquer outra palavra-chave que permita à aplicação pesquisar o maior número de ofertas dentro da área de maior interesse.

O segundo campo é relativo à zona do país, de forma a filtrar a pesquisa apenas para as cidades ou localidades onde queiramos encontrar ofertas. 

Indeed-empregos-2

Indeed-empregos-filtros-4

Depois de preenchermos os campos necessários, somos levados até um segundo ecrã onde estão expostas as ofertas disponíveis até à data, em concordância com o que anteriormente foi pedido.

Neste ecrã existem três opções principais. Em primeiro lugar, a possibilidade de marcar determinado anúncio como favorito, pressionando a forma de estrela situada à direita de cada anúncio. Esta opção serve o propósito de podermos voltar a visualizar a oferta numa outra data, sem ter que haver a necessidade de a procurar novamente.

Em segundo lugar e situado imediatamente abaixo do canto superior direito, temos os filtros de pesquisa de que podemos fazer uso de forma a limitar a procura consoante a relevância ou data de inserção das ofertas.

Por fim e em terceiro lugar, temos a possibilidade de criar uma nova busca, ao pressionar nas reticências verticais situadas no canto superior direito da tela.

Indeed-empregos-3

Após a selecção da oferta que mais nos agrade, somos transportados para um outro ecrã que especifica a oferta em questão, demonstrando todos os detalhes por parte do anunciante.

Descrição da função, perfil do candidato, remuneração entre outros, estarão à partida presentes para o leitor se informar e poder tomar a decisão de prosseguir ou não para a candidatura. Caso deseje rever outras ofertas, basta clicar na seta localizada no canto superior esquerdo para retroceder para o ecrã anterior e assim poder visualizar mais uma vez todas as ofertas disponibilizadas até à data. 


2.       Net Empregos 

Esta aplicação corresponde à aplicação móvel do famoso site net-empregos, um dos mais reputados domínios de procura de emprego em Portugal. Tem uma classificação de 3.7 na Google PlayStore.

Net-empregos-1

No primeiro ecrã e à semelhança da aplicação que apresentamos anteriormente, surgem os campos de inserção de termos-chave e zonas de referência, de forma a limitar a pesquisa às áreas e localizações que mais interessem.

Na parte superior do ecrã, existem algumas opções e definições de que o utilizador pode fazer uso. No canto superior esquerdo, ao clicar no símbolo com três traços adjacentes, surge um conjunto de áreas profissionais que têm o objectivo de sintetizar e abranger todos os sectores de actividade disponíveis, de forma a facilitar a pesquisa.

O primeiro símbolo dos três do lado direito - a estrela - confere acesso aos anúncios previamente guardados como favoritos por parte do utilizador. O símbolo seguinte permite definir a formatação do tipo de mensagem que o utilizador pretende enviar aquando da resposta a uma oferta com várias opções adicionais, entre elas a possibilidade de anexar o seu curriculum vitae.

Em último lugar e imediatamente ao lado direito, situam-se as opções de login ou registo do utilizador, que podem ser acedidas ao pressionar o botão táctil semelhante a um equalizador de som. 

Net-empregos-2

Ao se terem preenchido os campos de procura, o ecrã seguinte revela os resultados expressados em ofertas e ordenados por data de inserção na base de dados. Cada oferta informa acerca da empresa, sector de actividade e área de trabalho, distinguindo-se por cores diferentes de forma a facilitar o entendimento e leitura das opções.

Net-empregos-3

Após seleccionada a oferta pretendida, o ecrã que surge a seguir irá ser correspondente aos detalhes da mesma, como o perfil do candidato que se pretende por parte da empresa empregadora, as responsabilidades que o mesmo terá na execução das tarefas pretendidas, remuneração do cargo e background relativamente a trabalhos passados, entre outros. 

Posteriormente à leitura dos detalhes da oferta, é então colocada a hipótese ao utilizador de prosseguir com o processo de candidatura.


3.       Trovit Empregos 

Para finalizar apresentamos a aplicação Trovit Empregos, cuja classificação na Google PlayStore é actualmente de 4.0.

Trovit-emprego-1

Trovit-emprego-3

À semelhança das duas aplicações anteriores, o primeiro ecrã corresponde ao preenchimento dos campos de pesquisa por termos-chave e localidades, de modo a epecificar a procura o mais possível.

Em cima do lado direito, temos as opções que nos levam às definições da aplicação e ao acesso às ofertas guardadas como favoritas.

Trovit-emprego-2

Após a aplicação ter concluido a pesquisa de acordo com as sugestões inseridas, o ecrã seguinte apresenta todas as ofertas dentro do raio de acção das ditas sugestões, através do nome da função assim como da empresa empregadora.

Se o utilizador assim o pretender, pode sempre ordenar os resultados da pesquisa consoante vários filtros, ao pressionar o botão situado no canto superior direito do ecrã. Desde ao tipo de oferta, empresa que a faz ou mesmo se pretende que o emprego seja em part ou full-time, as opções de filtragem são mais do que variadas.

Trovit-emprego-4

~Trovit-emprego-3

O ecrã final surge após a selecção da oferta que mais nos agradou. Aqui, temos presentes todos os detalhes que precisamos de saber previamente à tomada de decisão em iniciar ou não, o processo de candidatura.

Tal como nas aplicações anteriores, todos os detalhes acerca da função pretendida estão presentes nesta página, que apresenta uma versão comprimida do site versão desktop que propõe o emprego, dando desta forma todas as opções ao utilizador em formato mobile, também presentes em versão desktop.


OPINIÃO

Em relação ao desempenho, nenhuma aplicação foi desapontante. Todas elas correm fluentemente, sem provocar entraves ou atrasos na transição tanto de menus como de ecrãs, não consituindo nenhum tipo de obstáculo ou pressão nas componentes do smartphone, em princípio, seja ele de que gama for.

Em termos de opções, destaca-se a aplicação Trovit Empregos. Relativamente às restantes, esta aplicação possui maior número de filtros de pesquisa, o que restringe muito mais facilmente a busca de ofertas de acordo com os termos que foram inseridos para procura. Tem também a vantagem de apresentar os websites em versão desktop no ecrã, garantindo que todas as opções que estão presentes num ambiente de trabalho regular também se encontrem disponíveis em mobile, ao passo que as restantes aplicações apresentam, inicialmente, apenas uma versão da oferta com recursos limitados.

Por último, a interface gráfica. A aplicação da Indeed Jobs apresenta uma boa interface, facilmente compreensível e legível, o que facilita a sua utilização. A aplicação da net-empregos também detém uma razoável interface, pecando apenas pelos anúncios de publicidade que podem provocar algum descontentamento enquanto se utiliza a aplicação. Finalmente a Trovit Empregos, cuja interface gráfica é bastante simples e minimalista, sendo a nosso ver, esteticamente mais atraente que as restantes. 


4,367