NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apps: Aplicação usa Realidade Aumentada para mostrar Lisboa no passado

Apps: Aplicação usa Realidade Aumentada para mostrar Lisboa no passado

sexta-feira, 20 junho, 2014 /
Apps: Aplicação usa Realidade Aumentada para mostrar Lisboa no passado

A Rewind Cities Lisbon conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e tem como parceiros a Carris, Metro de Lisboa e a Samsung

 

Aplicação usa Realidade Aumentada para mostrar Lisboa no passado

*Artigo escrito originalmente para ionline.pt/tecnologia

Chama-se Rewind Cities Lisbon e é uma aplicação para Android (brevemente também iOS) que propõe uma viagem no tempo por Lisboa. A aplicação foi desenvolvida pela IT People e encontra-se desde hoje disponível gratuitamente para download.

A Rewind Cities Lisbon também disponibiliza informações acerca de eventos culturais, comércio ou serviços juntos do local onde o utilizador se encontra. Nela também será possível encontrar fotografias de qualidade dos principais pontos de interesse de Lisboa.

Maria Cristina Kirkby, sócia fundadora e responsável de conteúdos da Rewind Cities, refere que a nova aplicação «oferece uma panóplia de experiências que são imperdíveis porque, para conhecer realmente Lisboa, é preciso conhecer a sua história e com a Rewind Cities isso torna-se possível. A sua utilização é muito simples e faz com que os visitantes possam comparar o antes e o agora de vários espaços e monumentos lisboetas e também conhecer episódios do passado histórico da cidade».

Através de Realidade Aumentada, a aplicação oferece uma experiência para quem quiser conhecer a história da capital portuguesa. A aplicação disponibiliza quatro tipos de experiência aos utilizadores da app que quiserem conhecer o passado da cidade.

Forgotten Citty - Esta funcionalidade permite aos utilizadores ver imagens e vídeos de um determinado local através do tempo, ou eja, acontecimentos que tiveram lugar nesse local e fizeram parte da história da cidade.

Time Machine - Esta funcionalidade tira proveito das capacidades de Realidade Aumentada da app, e recorre à câmara digital do smartphone ou do tablet para exibir imagens antigas em 3D, sobrepostas à actualidade.

Total Recall - Recorrendo novamente ao suporte de Realidade Aumentada da aplicação, esta funcionalidade permite exibir episódios marcantes na história de Lisboa. Através dela, os utilizadores poderão conhecer personagens históricos com segredos da cidade.

Time Traveller - Onde os utilizadores podem criar postais com imagens antigas de interiores ou exteriores de vários edifícios (culturais, comerciais ou monumentos), que funcionam como «pano de fundo» às fotografias do utilizador-visitante.

5,906