NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Aplicação portuguesa ensina matemática em jogo interativo

Aplicação portuguesa ensina matemática em jogo interativo

sábado, 30 abril, 2016 /
Aplicação portuguesa ensina matemática em jogo interativo

A "Play Kachi" é a primeira aplicação do mercado a abranger todo o programa de 1º ciclo de matemática. Isto é o que deve saber.

 

Imagem: Play Kachi © Google Play

A matemática pode não ser a matéria favorita das crianças, mas aprendê-la acabou de ficar um pouco mais divertido. Esta semana foi introduzida a "Play Kachi", uma aplicação que ensina a disciplina através de um jogo sério. A app foi desenvolvida por duas ex-alunas da Universidade Portucalense, é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Em "Play Kachi", os utilizadores acompanham as aventuras de Kachi e do seu companheiro Doei que, perdidos na galáxia do fogo, danificam o reator da sua nave tendo de percorrer cinco planetas para conseguirem voltar para casa. Pelo caminho têm de enfrentar mais de 250 desafios - em cada planeta visitado é abordado um tópico do programa de matemática, incluindo temas como geometria, estatística e números naturais, entre outros.

 

"A aplicação pretende demonstrar aos mais jovens que o estudo e diversão podem andar de mãos dadas, promovendo, ao mesmo tempo, a autonomia do aluno e a interação com a família através de uma experiência partilhada", afirmam Teresa Fernandes e Isabel Oliveira, autoras do projeto. "No futuro pretendemos chegar a outras geografias, pelo que estamos já a trabalhar na possibilidade de traduzir a aplicação para línguas como espanhol, inglês e francês".

Por enquanto só abrange o todo o programa de matemática do 1º ciclo, mas já estão previstas aplicações semelhantes para outras disciplinas e ciclos de estudo.

 

Mais informações aqui (Google Play).

Mais informações aqui (Apple App Store).

3,914