NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Android, publicidade em apps prejudica autonomia

Android, publicidade em apps prejudica autonomia

quarta-feira, 21 março, 2012 /
Android, publicidade em apps prejudica autonomia

Android, publicidade em apps prejudica autonomia de bateria. Mairia das aplicações para Android são gratuitas e integram publicidade.

De acordo com um estudo realizado pela Purdue University, em parceria com a Microsoft, aproximadamente 75% dos consumos de bateria das aplicações Android na bateria dos smartphones pode ter origem na exibição de publicidade.

Abhinav Pathak, que liderou a equipa de investigação, criou uma ferramente chamada EProf para analisar de que forma a bateria trabalhava e era usada nas aplicações Android, registando a sua utilização de energia.

Android, publicidade em apps prejudica autonomia

O estudo terá contemplado várias aplicações como Angry Birds, FreeChess e New York Times, entre outras, enquanto que o smartphone em questão foi um HTC Nexus One equipado com Android 2.3 Gingebread. Ao jogar Angry Birds, apenas 30% da energia era consumida pelo próprio jogo - os restantes 70% seriam consumidos pelo upload de informações a respeito do utilizador, tais como localização, além do download e exibição de anúncios.

O investigador terá feito questão de sublinhar que nãp pretende denunciar nenhuma aplicação, mas antes contribuir para ajudar os developers a optmizar o software. Qjuanto à ferramenta EProf, Pathak já afirmou que pretende disponibilizá-la  em open source, além de estar prevista uma versão para o Windows Phone.

2,387