NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
A Sherpa é uma resposta Android à Siri do iPhone

A Sherpa é uma resposta Android à Siri do iPhone

quarta-feira, 24 abril, 2013 /
A Sherpa é uma resposta Android à Siri do iPhone

A assistente digital Sherpa, uma espécie de Siri mas para Android, especialmente popular em Espanha e na América Latina. Chegou recentemente aos EUA.

A Siri é provavelmente a assistente digital mais popular da actualidade, mas isso não invalida que a concorrência tente apresentar as suas próprias propostas em plataformas como o Android. É o caso da Sherpa, uma aplicação que concorre não só com a Siri mas também com a própria aplicação da Google, a Voice Search. Só que a Sherpa já goza de alguma relativa popularidade em países onde a Siri ainda não penetrou especialmente, segundo as informações avançadas pela CNET.

Países como a Espanha e regiões como a América Latina parecem ser territórios onde a Sherpa se encontra a gozar de algum sucesso, o que possivelmente se deve à sua origem na nossa vizinha Espanha, mais concretamente Bilbao. Mas o que é que esta aplicação permite fazer, essencialmente? Tal como a Siri, a Sherpa permite organizar a vida dos seus utilizadores e agendar tarefas, além de responder a questões - na medida do possível, claro - e executar comandos.

A Sherpa é uma resposta Android à Siri do iPhone

A empresa responsável pelo desenvolvimento desta aplicação encontra-se a trabalhar e a desenvolver uma linguagem natural, complementada por uma tecnologia semântica, há mais de uma década. 'A minha visão foi construir uma interface para a nossa vida digital', refere Xabier Uribe-Etxebarria, responsável pelo desenvolvimento da aplicação, em declarações à CNET. 'Para ser tudo feito através da Sherpa. Não conseguimos fazer isso ainda. Mas comparativamente a outras [aplicações], somos bastante melhores. Estamos além da Siri'.

A aplicação suporta inglês e espanhol, mas uma particularidade interessante sobre esta tecnologia é o facto de ela aprender sobre o utilizador com o passar do tempo, o que significa que as suas interpretações acabam por sofrer melhorias. Entre algumas das suas funcionalidades, a Sherpa consegue detectar as menções de um utilizador no Twitter, fazer postagens directas no Facebook exclusivamente através de discurso ou realizar transacções através de serviços como o PayPal.

2,741
Tags
Apps