NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
9 aplicações Android sem as quais eu já não vivo

9 aplicações Android sem as quais eu já não vivo

quinta-feira, 23 abril, 2015 /
9 aplicações Android sem as quais eu já não vivo

Todos temos aplicações indispensáveis instaladas nos nossos smartphones. Estas são as minhas 9 aplicações obrigatórias no Android.

 


Todos diferentes, todos iguais. Independentemente da plataforma que utilizemos, as probabilidades sugerem que o leitor também tem (pelo menos) uma aplicação indispensável instalada no seu telefone ou tablet. Qual é, e porquê?

O interessante, a meu ver, está nas motivações que levam cada um de nós a preferir essas aplicações em particular - especialmente quando o que não falta na internet são listagens com dezenas de aplicações semelhantes.

Hoje começo eu com a minha lista de 9 aplicações verdadeiramente indispensáveis para mim, mas faço questão de aproveitar a ocasião e convidar o leitor a dizer-me quais são as suas - e porquê. Diga-me nos comentários quais são as suas aplicações de eleição.


1) Google Keep

Eu sou o tipo de pessoa que passa a vida a tirar notas e a criar listas de tarefas. Isto é verdade tanto em contexto profissional como pessoal.

A verdade é que de todas as aplicações que experimentei até à data, a Google Keep foi a única que continuei a utilizar depois dos primeiros dias. Os motivos: a sua simplicidade.

A Google Keep também tem a vantagem de se sincronizar com a nossa conta Google, o que significa que todas as alterações que eu faço no telemóvel ficam imediatamente acessíveis a partir do computador.  A aplicação utiliza ainda um código de cores relativamente limitado que nos permite destacar notas diferentes. A meu ver é a aplicação ideal para quem procura a combinação perfeita entre uma agenda, um bloco de notas e uma to-do list.

• Download Google Keep para Android, na Google Play

• Não está disponível para iOS, mas existem alternativas próximas


2) Sunrise Calendar

No que à minha organização diz respeito, opto por privilegiar as aplicações mais simples. Prefiro ter 10 aplicações para 10 funções específicas a ter uma aplicação capaz de realizar 10 coisas diferentes de forma confusa. O foco ajuda-me na minha organização.

No caso da Sunrise Calendar, a simplicidade é definitivamente o seu ponto forte: é com esta aplicação que eu consulto e revejo todos os compromissos que tenho agendados. A aplicação (comprada recentemente pela Microsoft) pode ser sincronizada com os calendários da Google.

• Download Sunrise Calendar para Android, na Google Play

• Download Sunrise Calendar para iPhone, na Apple App Store


3) Nike Running

Nem só de trabalho e responsabilidades vive o homem. Um dos meus escapes favoritos inclui uma boa corrida ao ar livre, e para isto não há melhor aplicação do que a Nike Running. Admitidamente não é proposta mais simples do mercado, mas o que me cativa nesta app é o facto de transformar os nossos objectivos em metas alcançáveis, de uma forma extremamente visual.

Além disso também sou fã dos desafios complementares que a aplicação propõe, bem como da sua capacidade para funcionar como um treinador digital. O trabalho mais admirável nesta app é o facto de conseguir ser bem-sucedida em conciliar tantos elementos diferentes numa única aplicação, sem que esse excesso de informação/funcionalidades prejudique a sua experiência de utilização.

• Download Nike Running para Android, na Google Play

• Download Nike Running para iPhone, na Apple App Store


4) Shazam

Um dia sem ouvir música simplesmente não é a mesma coisa. À falta de tempo para procurar novos artistas para escutar por mim mesmo, a Shazam vem colmatar esta falha ao permitir-me identificar na hora descobertas que eu considere potencialmente interessantes. O número de boas descobertas musicais que já tive o prazer de encontrar com esta aplicação mais do que justifica o espaço ocupado no meu telemóvel.

Mais recentemente a empresa responsável pelo desenvolvimento da Shazam passou a disponibilizar mundiais que mostram quais são as músicas que mais estão a cativar os utilizadores da aplicação.

• Download Shazam para Android, na Google Play

• Download Shazam para iPhone, na Apple App Store


5) Smart Voice Recorder

Esta opção pode não ser tão óbvia como as anteriores, mas é daquelas que utilizo com mais frequência durante a minha rotina profissional. Quando o contexto não me permite tirar notas, utilizo-a para registar em áudio uma conversa, reunião ou entrevista - deste modo posso voltar à mesma um pouco mais tarde.

Uma funcionalidade que eu adoraria ver em aplicações deste género seria a capacidade de reconhecer o idioma registado e a possibilidade de converter o mesmo em texto corrido. Isto seria especialmente útil na hora de transcrever registos de áudio mais longos.

• Download Smart Voice Recorder para Android, na Google Play

Não está disponível para iOS, mas existem alternativas na Apple App Store


6) Google Chrome

É o meu navegador mobile por excelência, além de ter a vantagem de estar em sintonia com a versão desktop (que também utilizo).

• Download Google Chrome para Android, na Google Play

• Download Google Chrome para iPhone, na Apple App Store


7) WhatsApp

Algures no meio termo entre o clássico e-mail e a SMS, o WhatsApp é das aplicações que mais utilizo por questões profissionais ou pessoais. A sua conveniência supera por vezes outras plataformas convencionais.

• Download WhatsApp para Android, na Google Play

• Download WhatsApp para iPhone, na Google Play


8) Instagram

Gosto de participar na comunidade e de seguir alguns instagrammers com conteúdos que eu acho interessantes. Além disso é uma forma bem mais descontraída - e menos tensa - para acompanhar o dia-a-dia dos meus contactos mais próximos.

• Download Instagram para Android, na Google Play

• Download Instagram para iPhone, na Google Play


9) Sudoku Free

A verdade é que não sou o maior fã de jogos do planeta, mas não consigo resistir a jogos como este. Esta aplicação em particular já me salvou diversas vezes em deslocações mais longas, ou em atrasos de transportes públicos.

• Download Sudoku Free para Android, na Google Play

• Não está disponível para iPhone, mas existem alternativas na Apple App Store


7,050