NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Apple iOS 9.3 vem com várias novidades

quinta-feira, 28 janeiro, 2016 /
Apple iOS 9.3 vem com várias novidades

O iOS 9.3 já se encontra em Beta e disponível para transferência.


Imagem por: Techcrunch
 
 

Actualmente na versão 9.2, o sistema operativo móvel da Apple tem vindo a apresentar sucessivas novidades ao longo dos anos.

Fazendo uma resumida retrospectiva, o iOS sofreu uma das suas principais mudanças tanto em termos visuais como funcionais na passagem da versão 6.0 para a 7.0, com a alteração da aparência dos ícones e adição de várias características como o modo burst, a capacidade de fechar mais do que uma aplicação em simultâneo no modo multitarefa, entre outras funcionalidades como a capacidade da Siri em ler os emails por exemplo.

Da versão 7.0 para a 8.0 verificámos a adição de diversos factores como uma aplicação dedicada à saúde que permite ao utilizador saber os passos dados diariamente, inserir a sua ficha médica, entre outras capacidades que podem vir a ser bastante úteis para quem delas fizer uso. A introdução de outras funcionalidades como o QuickType (capacidade de escrever por swipe) ou as notificações interactivas também vieram oferecer novas possibilidades ao utilizador, permitindo fazer mais em menos tempo, ao passo que a adição do modo de câmara time-lapse veio ajudar a preencher a categoria correspondente ao entretenimento e fotografia.

Passamos para a versão 9.0, onde a Apple apresentou mais um conjunto de novidades que pretendem, mais uma vez, possibilitar ao utilizador desempenhar mais funções em cada vez menos passos. Um desses exemplos é a assistente virtual Siri, que foi alvo de sérias melhorias que lhe permitem agora reconhecer mais comandos de voz e executar mais acções dentro das próprias aplicações instaladas no smartphone. Outro acrescento que se pode vir a tornar bastante útil centra-se na funcionalidade “Transit”, incorporada na aplicação de mapas e que apresenta informações em tempo-real acerca do trânsito público em determinada localização (infelizmente este factor apenas está disponível em algumas regiões).

Estas constituem as principais mudanças e alterações ao sistema operativo, contudo, existem pequenos tweaks e updates menores que verificamos aquando da passagem para uma versão decimal (8.0 para 8.1 ou 9.0 para 9.1) e, hoje, é dessa alteração que iremos tratar.

Como dito acima, o iOS encontra-se na versão 9.2 e dentro de muito em breve irá sofrer o update oficial para a versão 9.3, que irá trazer algumas novidades dignas de relevo.

Modo Nocturno

De acordo com alguns estudos, aparentemente a visualização da cor azul brilhante durante o período da tarde pode afectar os ritmos circadianos e tornar o sono mais difícil. Com esta premissa em mente, a Apple na nova versão do seu sistema operativo faz uso da localização e do relógio para determinar de o sol se está a pôr na sua região e assim, optimizar o ecrã para que o mesmo se torne mais suave aos olhos do utilizador.

Notas

Possivelmente uma das novidades mais interessantes, a aplição “Notas” no iOS 9.3 passará a poder ser protegida por palavra-passe e impressão digital, tornando as informações do utilizador mais privadas. Assim de repente dá vontade de perguntar porque razão não fizeram isto antes, de tão “óbvio” que é. Contudo, mais vale tarde do que nunca.

Saúde

A aplicação correspondente à saúde encontra-se, nesta nova edição do sistema operativo, com mais funcionalidades e aplicações externas para a complementar, com a adição de um menu deslizante em diversas categorias como o peso, exercício ou sono, que revela várias aplicações que o utilizador pode acrescentar de forma a tornar a experiência cada vez mais completa. Também a integração com o Apple Watch melhorou, com a apresentação dos objectivos, informações, exercício e distâncias de movimento directamente do Apple Watch para o iPhone.

3D Touch

Também a nova tecnologia da Apple presente no iPhone 6S verá as suas devidas melhorias, com a adição de diversos atalhos em aplicações que anteriormente ainda não usufruiam das possibilidades do "3D Touch". Aplicações como as definições, metereologia, bolsa e ainda a app correspondente à saúde terão novos atalhos directamente acessíveis através do sensor de pressão. 

Estas são apenas três das principais novidades que a versão 9.3 do sistema operativo iOS irá trazer aos utilizadores, sendo que no site oficial podem consultar as restantes. 

Tendo em conta que a já se encontra disponível para transferência em versão Beta para desenvolvedores, não deverá tardar até que o seu iPhone / iPad o notifique para a sua instalação.

Sabia que já pode fazer Jailbreak ao iOS 9? Saiba mais, aqui.

 
4,725