NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Android 4.4 Kit Kat, uma deliciosa parceria entre a Google e a Nestlé

quarta-feira, 04 setembro, 2013 /
Android 4.4 Kit Kat, uma deliciosa parceria entre a Google e a Nestlé

Android 4.4 Kit Kat vai ser o nome da próxima versão do sistema operativo da Google. Resultado de uma parceria não financeira entre a Nestlé e a Google, também as barras de chocolate Kit Kat vão passar a fazer referência à mascote Android

Quando é que foi a última vez que comeu um Kit Kat? Se ainda não pensou nisso não se preocupe: brevemente vai dar por si a lembrar-se do Kit Kat com mais frequência. O motivo? A nova versão do sistema operativo mobile da Google, o Android, vai adoptar o nome do famoso chocolate da Nestlé. E não, não será à toa.

Por vezes esquecemo-nos que a Google, no seu núcleo, é uma empresa especializada na venda de publicidade. A versão 4.4 do Android, ainda que não tenha sido um acordo monetário com a Nestlé, provavelmente vai revelar-se uma aposta bastante lucrativa para ambas as empresas.

Primeiro a surpresa do anúncio oficial: não, não será nem Android 5.0 nem se irá chamar Key Lime Pie. Ao optar pelo nome Kit Kat, a Google decidiu não só dar à Nestlé uma presença proeminente em milhões de dispositivos, como também obrigou a empresa a referir a sua marca no dia em que decidir introduzir a próxima versão do seu sistema operativo - além de que qualquer website dedicado a tecnologias (e fãs, e utilizadores) vão repetir frequentemente o termo Kit Kat.

Tudo isto a troco de absolutamente nenhum dinheiro para a Google. "Posso confirmar que não houve nenhuma troca de dinheiro", terá referido um porta-voz da Google à VentureBeat. A iniciativa deste acordo também terá partido da própria Google.

Android 4.4 Kit Kat, uma deliciosa parceria entre a Google e a Nestlé

Como ganha a Google com este acordo?

A Nestlé terá que fazer algo pela Google em troca da presença que irá obter, e isso irá manifestar-se na presença da pequena mascote Android nas embalagens do popular chocolare, presente em pelo menos 19 mercados.

O acordo, contudo, não é uma novidade a 100%. Em 2009 a Motorola - detida pela Google actualmente - realizou uma manobra semelhante ao lançar o smartphone Motorola Droid R2-D2, numa campanha publicitária ao franchise Star Wars.

O impacto que o acordo entre a Google e a Nestlé está a ter, contudo, ainda terá que ser medido. Poderia esta estratégia eventualmente culminar em mais formas de software associados a marcas? Esperam-se mais novidades para Outubro.

Android 4.4 Kit Kat, uma deliciosa parceria entre a Google e a Nestlé

4,907