NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

BQ Aquaris A4.5. Análise

sexta-feira, 25 setembro, 2015 /
BQ Aquaris A4.5. Análise
O BQ Aquaris A4.5 é primeiro smartphone Android One em Portugal.

*Ver características técnicas do BQ Aquaris A4.5
*Leia o nosso resumo sobre o BQ Aquaris A4.5

Para quem não conhece, o Android One é uma iniciativa da Google que pretende oferecer toda a experiência Android a um público mais amplo, com o propósito de difundir as últimas novidades e funcionalidades disponibilizadas a um preço substancialmente mais baixo.

O primeiro smartphone integrante desta linha em Portugal chega pelas mãos da BQ, e chama-se BQ Aquaris A4.5. Vejamos do que o equipamento é capaz.

#1 - BQ Aquaris A4.5. ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA

 

O ecrã do BQ Aquaris A4.5 tem uma resolução de 540 x 960p e uma dimensão de 4.5” polegadas, conferindo-lhe uma boa experiência em termos de manuseamento. Dada a crescente tendência em verificarmos cada vez mais equipamentos com dimensões superiores no mercado, é de certo modo aliviante apurar a presença de um dispositivo cujas dimensões permitem ao utilizador utilizá-lo apenas com uma mão de forma relativamente simples.

Em termos de imagem a qualidade do ecrã é razoável, correspondendo àquilo que se poderia esperar de um dispositivo da gama onde o Aquaris A4.5 se apresenta. Mesmo não sendo um ecrã com uma resolução muito alta, ostenta uma boa qualidade de imagem, suficiente para providenciar uma boa experiência de utilização.

O design é simples e minimalista, sendo que os únicos dois botões físicos – volume e bloqueio/desbloqueio de ecrã - estão presentes na lateral direita do equipamento, ao passo que as opções de retroceder, página inicial e multitarefa são representados pelos já populares botões tácteis presentes na parte inferior do ecrã. O único senão em termos de design é mesmo a espessura que é de cerca de 8.7 milímetros, tornando o equipamento algo grosso e, dada a concorrência no mercado actual evidenciar múltiplos telemóveis com uma espessura inferior, a BQ podia de facto ter dado um pouco mais de atenção a esse detalhe.

A constituição dos botões e ranhuras é feita do seguinte modo: na frente do dispositivo temos a câmara frontal de 8 MP juntamente com um flash frontal e um auscultador, ao passo que na traseira localiza-se a câmara principal também de 8 MP com um flash LED imediatamente situado à sua direita. Na lateral esquerda encontram-se as ranhuras de inserção de dois cartões micro SIM, ao passo que na lateral direita e como dito acima, estão os botões físicos de volume e bloqueio/desbloqueio de ecrã, juntamente com uma entrada para cartão de memória micro SD. Por fim, nas extremidades está localizada a entrada para cabo microUSB v2.0 juntamente com o altifalante e microfone – extremidade inferior – e uma entrada para cabo jack 3.5 mm situada na extremidade oposta.
 
FrenteEVersoBQ
 
LateraisBQ
 
ExtremidadesBQ

#2 - BQ Aquaris A4.5. CÂMARA

 
A câmara principal do Aquaris A4.5 tem 8 MP de resolução, qualidade já bastante patente em equipamentos de média gama. De forma a averiguar a qualidade das fotografias, veremos como a câmara se comportou em condições de muita e pouca luminosidade.
 
De Dia BQ
 
Como é possível verificar acima, a câmara principal do Aquaris E4.5 capta uma boa imagem no decorrer do dia. A fotografia é detalhada, conseguindo-se visualizar um bom contraste de cores e captação de sombras. O único senão é mesmo a resolução do ecrã que infelizmente não justifica a qualidade de 8 MP das fotografias da câmara, que podem ser razoavelmente melhor visualizadas no computador.
 
Bq Aquaris A4.5-7
 

Já de noite, a câmara do Aquaris E4.5 não demonstra a mesma qualidade e atenção ao detalhe, como seria de esperar. A fotografia denota uma certa dificuldade na focagem e estabilidade de imagem, assim como na absorção de luz, que podia ser um pouco melhor. Contudo consegue-se ter uma sensação de profundidade da paisagem, satisfazendo os mínimos.

Relativamente ao vídeo, o Aquaris A4.5 grava com uma resolução HD (720p@30fps),qualidade já até de certo modo ultrapassada por grande parte dos actuais equipamentos presentes no mercado, cuja resolução ascende a 1080p. No entanto o Aquaris E4.5 demonstrou uma boa estabilidade na gravação e reprodução de vídeo, servindo o mais puramente essencial neste aspecto.

#3 - BQ Aquaris A4.5. ENTRETENIMENTO

 

De forma a testar o Aquaris A4.5 no que respeita ao entretenimento, foram jogados jogos com altas exigências gráficas, visualizados alguns vídeos e, por fim, testou-se a experiência de navegação na internet do equipamento.

Relativamente ao primeiro ponto, posso desde já afirmar para não esperarem uma reprodução sem falhas de jogos exigentes, já que o propósito deste dispositivo também não é esse. No entanto podem esperar um razoável desempenho, já que pelo menos no que respeita ao jogo Real Boxing, o Aquaris E4.5 comportou-se bastante bem tendo em conta as especificações que oferece.

Quanto à visualização de vídeos, o dispositivo evidenciou uma boa capacidade de reprodução, sendo que mais uma vez, é limitado pela resolução do ecrã que infelizmente, não permite uma reprodução de conteúdos em alta-definição, fazendo do BQ Aquaris A4.5 um dispositivo mais indicado para consumir conteúdo multimédia mais leve.

Por fim, a experiência de navegação no Aquaris A4.5 revelou-se agradável, sem entraves e fluída, sendo capaz de abrir conteúdos pesados sem um grande esforço. Neste sentido, nada a apontar.

#4 - BQ Aquaris A4.5. PROCESSAMENTO

 

O Aquaris A4.5 vem equipado com um processador MediaTek MT6735M de quatro núcelos a 1.0 GHz, acoplado a uma GPU Mali T720-MP1 conferindo-lhe à partida um razoável desempenho no que à realização de tarefas diz respeito. Deste modo, testámos a fluência na alternância de ecrãs, na abertura de aplicações assim como o desempenho em alguns jogos.

O equipamento mostrou ser estável, fluído e coerente no que à velocidade e desempenho diz respeito, não tendo demonstrado quaisquer obstáculos ou entraves à sua funcionalidade, muito também graças à presença da versão Android Lollipop 5.1.1 stock, isto é, sem qualquer software adicional da própria da BQ. Um dos objectivos do Aquaris A4.5 é o de constituir uma aposta segura e fiável e, estamos em condições de afirmar que foi exactamente isso que demonstrou ser em vários aspectos. Tanto na abertura de aplicações – não evidenciou nenhum atraso digno de destaque – assim como na alternância entre ecrãs, o Aquaris A4.5 demonstrou ser bastante estável.
 
AnTuTuBQ

#5 - BQ Aquaris A4.5. MEMÓRIA

 

Equipado com 1 GB de memória RAM, esta característica poderá eventualmente significar um senão para muitos utilizadores, já que muitos equipamentos de média gama já ostentam 2 GB. Contudo desenganem-se pois, neste equipamento, 1 GB chegou perfeitamente para o dispositivo conseguir manter várias aplicações abertas em simultâneo, sem se deixar levar pelo excessivo consumo de memória e ver-se obrigado a parar alguma aplicação. A memória não estica, portanto, também não vale a pena o utilizador abrir trinta ou quarenta aplicações ao mesmo tempo. Aí, logicamente, já não podemos garantir um bom funcionamento.

Em termos de memória interna o Aquaris A4.5 providencia 16 GB de armazenamento, quantidade também ela já bastante estandardizada em múltiplos dispositivos da sua gama. Neste aspecto, nada de surpreendente.

#6 - BQ Aquaris A4.5. CONECTIVIDADE E BATERIA

 

As opções de conectividade do Aquaris A4.5 contemplam a presença de 4G LTE assim como duas entradas para cartões SIM, sendo estes os pontos claramente positivos a destacar. De resto está patente a presença das funcionalidades mais comuns como WiFi, Bluetooth v4.0 e Rádio, perfazendo deste modo as opções de conectividade presentes no Aquaris A4.5.

A nível de autonomia o equipamento vem acompanhado de uma bateria com 2.670 mAh de capacidade, que se verificou ser mais do que suficiente para providenciar uma excelente prestação. Nas nossas mãos e com uma utilização bastante moderada, o Aquaris A4.5 conseguiu aguentar praticamente dois dias sem ter necessidade de ser recarregado. Sem dúvida um óptimo trabalho neste capítulo por parte da BQ.

BQ Aquaris A4.5. CONCLUSÃO

 

Direccionado para uma gama intermédia do mercado, o BQ Aquaris A4.5 propõe-se como uma opção fiável cujo objectivo passa por oferecer o último software móvel da Google a utilizadores que não pretendam gastar muito dinheiro em adquirir, por exemplo, um equipamento Nexus. Nesse sentido e como primeiro exemplo da nova linha de dispositivos Android One, a BQ realmente fez um bom trabalho ao construir um equipamento sólido e que providencia uma excelente experiência de utilização.

Tratando-se de um dispositivo com especificações medianas, não esperem um desempenho de topo de gama. Esperem antes um equipamento que ofereça segurança e várias opções de conectividade, como a presença de 4G LTE ou ainda a possibilidade de inserção de dois cartões SIM. Esperem também uma excelente autonomia e ainda a possibilidade de usufruir da última versão do sistema operativo Android, por um preço inferior a outras alternativas presentes no mercado, ainda que noutros países existam equipamentos Android One cujo preço é menor.

PREÇO: BQ Aquaris A4.5 - 179.99 €

Prós:

- Desempenho Geral.
- É Dual SIM.
- Dos primeiros a receber futuras actualizações.
- Câmara frontal de 8 MP.
- 5 Anos de garantia.
- Bateria.
 

Contras:

- Espessura do equipamento.

- Memória RAM de apenas 1 GB.


Siga-nos no Instagram!

7,910