NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones (além de telefonar e enviar SMS)

quinta-feira, 31 outubro, 2013 /
5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones (além de telefonar e enviar SMS)

Ter um assistente virtual, fazer encomendas e reservar viagens a partir do seu smartphone será cada vez mais comum

Admita: já passa mais tempo acompanhado pelo seu smartphone do que pela sua família, amigos ou colegas. Esquecer-se dos auscultadores quando anda de transportes está no seu Top 5 de coisas que lhe podem estragar o dia? Está meste momento a certificar-se de que deixou o smartphone no bolso, ou em cima da sua mesa? Então provavelmente iria gostar de poder fazer mais algumas coisas úteis com ele.

A Ericsson realizou recentemente um estudo onde entrevistou cerca de 7500 pessoas em capitais globais como Nova Iorque, Londres, Tóquio, Beijing e São Paulo, e é com base nesses resultados - que recorrem a um perfil de utilizador tipicamente urbano e ligado a tecnologias - que disponibilizamos esta lista com 5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones além de, claro está, telefonar ou enviar SMS. O mesmo estudo da Ericsson indica ainda uma expectativa de aproximadamente três anos até que o segmento dos smartphones consiga facilitar a realização destas próximas cinco tarefas:

5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones (além de telefonar e enviar SMS)

Veja também: O porquê dos smartphones ainda não substituírem os computadores para trabalhar

1) Entregas no próprio dia

Está a caminhar dentro de um centro comercial, vê um produto do seu interesse e resolve comparar preços online a partir do seu smartphone. Encontra um produto com 50% de desconto e resolve fazer uma encomenda - pouco passa do meio-dia. Às 19 horas, quando está a chegar a casa, espera ter a sua encomenda à sua espera.

E porque não encomendar uma pizza, sem necessariamente ter que realizar telefonemas, e receber aquilo que pediu dentro de aproximadamente uma hora?

2) Menús de Restaurante adaptados ao pequeno ecrã

Se às vezes já é complicado encontrar um restaurante que disponibilize a sua ementa online, imagine um que considere sequer o facto de a disponibilizar num formato mobile. Não seria, contudo, fantástico estar em deslocação para ir almoçar e poder decidir on-the-go não só o local onde iria almoçar, mas o prato que iria comer? Quantos mais formos a pensar no quão agradável seria ver esta ideia em prática, mais facilmente ela se espalha e acaba por chegar aos donos dos restaurantes para que a coloquem em prática.

5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones (além de telefonar e enviar SMS)

Veja também: Como poderiam os smartphones salvar vidas e evitar catástrofes?

3) Jogos em MultiPlayer adaptados para Mobile

Esqueça os Farmvilles e todos aqueles jogos cujas notificações está sempre a ignorar no Facebook. O interessante seria ver jogos mais sérios, com um desempenho mais próximo dos jogos de computador ou consola, no ecrã do seu companheiro mobile. Imagine agora que, além de si, todos os seus amigos se poderiam juntar a si para terminar aquela missão de que lhes está sempre a falar - consegue imaginar isto a acontecer no pequeno ecrã dentro de três anos?

4) Ter um assistente digital sempre à sua disposição

Se pensou em "Siri", está a perceber o conceito. Um assistente virtual poderia ser-lhe útil para agendar compromissos, enviar mensagens ou e-mails de forma mais conveniente, realizar pesquisas e devolver-lhe informações que pudessem responder às suas necessidades no momento. Se além de o ajudar ainda o conseguisse surpreender com uma boa piada e aconselhá-lo de forma a optimizar a sua vida, tanto melhor. No futuro, os assistentes virtuais não serão uma exclusividade do iPhone e espera-se que a Google e a Microsoft apostem mais seriamente neste nicho.

5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones (além de telefonar e enviar SMS)

Veja também: Que marcas de telemóveis usam os principais líderes mundiais?

5) Ter um sistema que o avise se um produto está disponível ou esgotado

A realização de compras a partir do telemóvel já é uma realidade, e espera-se que este segmento evolua de forma significativa ao longo dos próximos anos. Seja a realizar encomendas a partir de lojas estrangeiras ou locais (esta última sendo uma realidade pouco provável a médio prazo em Portugal), há informações que simplesmente não podemos ignorar quando assumimos o compromisso de realizar uma aquisição - tais como a disponibilidade do produto. Se souber de imediato, e de preferência em tempo real, se aquele livro que quer encomendar se encontra disponível, mais facilmente dará luz verde para a encomenda prosseguir, correcto?

[BÓNUS] 6) Fazer reservas a partir do seu telemóvel

Sabe aquela pousada naquele local fantástico que sempre quis visitar? Estão com preços fantásticos à disposição, mas infelizmente para si ainda terá que chegar a casa para poder tratar de eventuais reservas e enviar todos os dados necessários - ou então não, se o segmento dos smartphones evoluir a tempo de lhe facilitar essa tarefa enquanto vai para casa a pensar no fim-de-semana que tem pela frente.

5 coisas que todos queremos poder fazer com os nossos smartphones (além de telefonar e enviar SMS)

Veja também: Com problemas para dormir bem? Estas 3 apps podem ajudar

"Os smartphones com serviços relacionados com compras, restauração e procura por entretenimento podem melhorar drasticamente a satisfação das pessoas com a vida nas cidades", segundo Michael Bjorn, investigador da Ericsson. "O futuro já está aqui, só [ainda] não se encontra justamente distribuído", afirma.

Concorda que a facilidade de acesso a serviços/funcionalidades como estas poderia ter um impacto significativo no aumento da qualidade de vida/satisfação das pessoas? Como se vê a si a recorrer a alguma destas ideias no futuro? Diga-nos o que pensa e deixe-nos um comentário!

4,772