NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

13º Congresso das Comunicações

segunda-feira, 17 novembro, 2003 /
13º Congresso das Comunicações A APDC vai realizar de 18 a 20 de Novembro um evento que este ano tem a particulariedade de abranger também a sociedade civil. Neste âmbito, o 13º Congresso das Comunicações irá abordar temas e abranger áreas que, tradicionalmente, não seriam incluídas num evento direccionado apenas para o sector das TICs, e promover um debate nacional entre a sociedade civil e os mais diversos sectores de actividade empresarial.
APDC abre 13º Congresso com debate entre personalidades dos diversos quadrantes políticos com maior expressão nacional
A sessão solene de abertura do 13º Congresso da APDC contará com a presença do Presidente da APDC, Norberto Fernandes, do Presidente desta edição do Congresso, Vasco Vieira de Almeida, do Presidente da Anacom, Álvaro Dâmaso, e Ministro da Economia, Carlos Tavares. O primeiro painel sobre a "Sociedade de Informação, Democracia e Cidadania" será a base de um debate entre António Pinto Leite, José Mariano Gago, Maria José Nogueira Pinto e Vital Moreira, moderado pelo Presidente do 13º Congresso das Comunicações. Segue-se uma relevante discussão sobre o relançamento económico e a Sociedade de Informação entre António Lobo Xavier, José Magalhães e José Pacheco Pereira, sob a orientação de Carlos Andrade. Os painéis das sessões da tarde do primeiro dia de trabalhos, que se debruçarão sobre o actual e relevante tema da "Revisão 99: Novos Modelos de Negócio, Concorrência e Convergência" e sobre "As Tecnologias das Comunicações: A Reinvenção da Indústria" contarão com o contributo dos representantes das principais empresas do sector. António Nogueira Leite como Keynote Speaker da 1ª sessão da tarde, introduzirá o tema a que se seguirá a participação elucidativa das duas entidades reguladoras do mercado, a Anacom e a Autoridade da Concorrência, na pessoa de Maria do Carmo Seabra e de Eduardo Lopes Rodrigues, respectivamente. O enquadramento da segunda sessão da tarde será feito por Augusto Mateus, Keynote Speaker deste painel.
Segundo dia de trabalhos aprofunda importantes aspectos relacionados com as instituições governamentais
O segundo dia do Congresso começa com representantes das três operadoras móveis nacionais a debater a "Mobilidade: UMTS, Wi-Fi, Novos Serviços, Novos Terminais", num painel cujo Key Note Speaker é John Wilcox da Microsoft. Ainda durante a sessão da manhã terá lugar um importante debate sobre "Portugal Digital - e.Gov, Justiça, Saúde, Educação", para o qual foi convidado como Key Note Speaker, Diogo Vasconcelos, da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento e onde serão aprofundados importantes aspectos do processo de informatização das principais instituições governamentais da sociedade portuguesa e quais as respectivas implicações para a vida dos cidadãos decorrentes deste processo. A temática da Televisão e os novos desafios que se lhe colocam com o advento de novas tecnologias e inovadoras formas de comunicar, finaliza a sessão da tarde, na qual estarão presentes Almerindo Marques da RTP, Francisco Balsemão da Impresa, Miguel Paes do Amaral da Meia Capital, Rui Cádima da Obercom e UNL, na qualidade de Key Note Speaker, e Luis Ribeiro como moderador.
Estado da Nação das Comunicações em Portugal em análise no 13º Congresso
O último dia do 13º Congresso conta com a presença do Ministro Adjunto José Luis Arnaut, na sessão de encerramento. Mas, antes a APDC promove um debate subordinado ao tema "As Tecnologias de Informação: um novo ciclo de crescimento" com oradores da Cisco Systems, HP, Microsoft, Oracle, IBM, e SUN. O Key Note Speaker é Brian Marshall da AMS, e a função de moderar o debate cabe a Rui Mascarenhas. Para analisar o processo de E-inclusão das PME´s, Regiões e dos cidadãos a organização do Congresso convidou a Comissão Europeia representada por Carlos Morais Pires, além de reputados representantes do portal do Cidadão, da AIP, da UTAD, dos CTT e da Associação de Municípios. O último painel deste Congresso terá como Key Note Speaker Raul Junqueiro, da Clama. Álvaro Dâmaso da Anacom, António Carrapatoso, da Vodafone, Carlos Horta e Costa dos CTT, Miguel Horta e Costa do Grupo PT, Paulo Azevedo do Grupo Sonae e Pedro Norton de Matos da Oni prosseguem depois o debate sobre o "Estado da Nação das Comunicações em Portugal". Na sessão de encerramento do 13º Congresso, estará ainda presente Norberto Fernandes, Vasco Vieira de Almeida e Álvaro Dâmaso.
3,289