NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Imaginem os Google Glass, só que para lentes de contacto

terça, 11 junho, 2013 /
Escrito por Lauro Lopes

Investigadores conseguiram criar um protótipo de umas lentes de contacto inteligentes, cujas funcionalidades potencialmente se deverão equiparar às dos Google Glass, num futuro ainda algo distante.

O futuro está mesmo aí à porta: se com os Google Glass o conceito de 'wearable devices' vai disparar, e assim elevar as potencialidades dos dispositivos móveis para novos standards, melhor melhor só mesmo se pudéssemos recorrer a umas lentes de contacto inteligentes, que além de serem mais discretas são também - relativamente - menos intrusivas que um par de óculos inteligentes.

Foi esta ideia que um grupo de investigadores de várias instituições de todo o mundo conseguiu desenvolver: uma lente de contacto 'transparente, altamente condutora' e que consiste em uma 'mistura elástica de grafeno e nanofios', cujas funcionalidades se deverão idealmente equiparar às dos Google Glass.

Imaginem os Google Glass, só que para lentes de contacto

As lentes já terão sido testadas e foram consideradas totalmente funcionais. 'o nosso objectivo é o de criar uma lente de contacto com um ecrã utilizável que permita fazer todas as coisas que os Google Class conseguem' fazer, referiu Jang-Ung Park, engenheiro químico no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Sul.

As lentes ainda se encontram praticamente em estado de protótipo e provavelmente levarão vários anos a serem desenvolvidas - o ecrã das lentes testadas, por exemplo, é só de 1 píxel. As expectativas da equipa de investigação, contudo, parecem ser bastante elevadas, já que umas lentes de contacto inteligentes poderão desempenhar funções como monitorização médica ou correcção de problemas de visão.

O que acham desta ideia? Seriam capazes de utilizar umas lentes de contacto inteligentes? Ou optariam antes por uns óculos da Google? Deixem-nos a vossa opinião!

5,444
Comentários