NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Toques para telemóvel

sexta, 05 abril, 2013 /
Escrito por Lauro Lopes

Querem toques para telemóvel que exprimam a vossa personalidade? Então criem o vosso próprio toque para telemóvel com recurso a um destes serviços. Saibam mais!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Toques para telemóvel

Da mesma forma que um automóvel, podemos afirmar que o telemóvel é uma extensão da personalidade do seu utilizador. Já não basta termos várias marcas de telemóveis à nossa disposição, temos também que personalizar os nossos dispositivos. E qual é a melhor forma de deixarmos um 'cheirinho' da nossa própria personalidade do que com o nosso próprio toque para telemóvel? Estamos no século XXI, em plena era digital, e o tempo em que tínhamos à disposição um número limitado de toques para telemóvel já passou. Hoje são os utilizadores que escolhem o que querem levar consigo nos seus gadgets.

1.Fazer toques para o telemóvel com o Audiko.net

O Audiko.net é provavelmente a ferramenta online mais popular para a criação de toques de telemóvel personalizados. Este serviço permite-vos fazer upload de uma música ao vosso gosto, ou até mesmo inserir um URL, e seleccionar a vossa parte favorita (aquela que querem utilizar como toque no vosso telemóvel). Depois de estar ao vosso gosto basta fazerem download do vosso novíssimo toque de telemóvel.

2.Toques para o telemóvel feitos no MakeOwnRingtone.com

Da mesma maneira que o Audiko.net, o MakeOwnRingtone.com permite-vos fazer upload de uma música e seleccionar a parte que querem utilizar como toque para o vosso telemóvel. A diferença? Os formatos que suporta são mais variados: o MakeOwnRingtone.com suporta formatos de áudio como AAC, MMF, MP3, MP4, OGG e QCP. Depois podem fazer download do mesmo ou receber o vosso novo toque para telemóvel no vosso endereço de e-mail.

3.Têm um Windows Phone e não sabem como personalizar o toque do vosso telemóvel? Não há problema.

Se utilizarem um Windows Phone não desesperem, pois existe uma forma de poderem personalizar o vosso próprio toque para telemóvel. Para tal só têm que ter à disposição ficheiros em formato MP3 ou WMA com menos de 40 segundos de duração e de 1 MB de tamanho (se apenas quiserem seleccionar uma parte de uma música que gostem podem sempre recorrer a um editor de áudio, como por exemplo o Audacity). É importante que o ficheiro não esteja alegadamente protegido por direitos de autor.

Agora têm que definir o tipo de toque, e para tal irão necessitar do Zune (ou do iTunes, se tiverem um Mac - o que nesse caso significa que também irão necessitar de um conector Windows Phone para poderem sincronizar o ficheiro).

Assim que ligarem o vosso telemóvel ao computador, o software que estiverem a utilizar deverá sincronizá-lo com o telefone. Se a sincronização não for automática terão que dar-lhe início de forma manual. Depois destes passos basta acederem às definições do vosso telemóvel e depois a Toques + Sons. O toque que escolheram deverá estar disponível na lista.

Também têm a opção de recorrer ao Zune para editar o vosso próprio toque para telemóvel. Para tal só têm que aceder ao software da Microsoft, escolherem a faixa que querem utilizar, editá-lo (cliquem com o botão direito no ficheiro e seleccionem a opção Editar) e escrever 'ringtone' na lista de Géneros. Depois destes passos o processo será exactamente o mesmo que o do parágrafo anterior. Para informações mais detalhadas sobre a criação de toques para Windows Phone podem sempre recorrer aqui.

4. Ou se calhar têm um Apple iPhone e gostariam de lhe acrescentar o vosso próprio toque para telemóvel.

Para este passo vão ter que abrir o iTunes e seleccionarem a música que querem utilizar como toque para o vosso iPhone. Terão que tomar nota do início e do fim da parte que irão utilizar no vosso toque, fazer control click (no caso dos Macs) ou clicar com o botão direito do rato (Windows) e ver as informações sobre a música.

Na Tab referente às opções podem agora definir o início e o fim do vosso toque (têm um exemplo retratado em baixo). Sugerimos que o vosso toque não ultrapasse os 30 segundos apenas por uma questão prática (e façam um backup da faixa que estiverem a utilizar, caso possam encurtá-la definitivamente por engano).

Toques para telemóvel

Façam novamente control-click (Mac) ou cliquem com o botão direito do rato (Windows) na música mais uma vez e convertam a selecção para AAC. Desta forma o iTunes irá criar uma nova cópia da música em formato AAC. Agora só têm que localizar o ficheiro que acabaram de criar. O ficheiro deverá apresentar a extensão 'm4a', que terão que substituir por 'm4r'. Se aparecer um aviso acerca da mudança de extensão podem clicar em 'Ok'.

Se clicarem duas vezes neste ficheiro o iTunes deverá acrescentá-lo automaticamente à vossa pasta de toques. Resta-vos sincronizar o iPhone com o iTunes e seleccionar o vosso novo toque para telemóvel nas definições do telemóvel.

5. Criem o vosso próprio toque para telemóvel no Android

Seria pecado não podermos personalizar o nosso próprio toque para telemóvel num sistema operativo open-source como é o caso do Android. E porque não fazê-lo agora mesmo? Basta aceder à biblioteca de músicas disponível no telemóvel, seleccionar aquela que mais nos agrada e depois aceder às opções da mesma e editá-la.

À partida deverá aparecer no ecrã do telemóvel a onda sonora relativa à música que seleccionaram e outras opções, tais como as lupas (caso optem por fazer Zoom in/Zoom Out na onda de áudio que estiverem a editar) ou o teclado numérico, que será onde irão definir o início e o fim do vosso toque para telemóvel. Os 30 segundos (no máximo) continuam a ser uma boa opção, já que uma duração superior a essa irá levar quem nos tentar ligar para o voicemail.

Para que o toque para telemóvel se mantenha relativamente estético podem sempre acrescentar-lhe efeitos como fade out, para que não acabe de uma forma demasiado abrupta. Podem ainda definir quanto tempo querem que o fade out dure (as definições do Android permitem até um máximo de 10 segundos) e depois podem gravar a vossa edição no telemóvel. Seleccionem Guardar Como e deverá aparecer uma janela onde podem definir o nome do vosso nome toque e o tipo de toque para telemóvel que é. À partida esta fase já vos irá permitir definir a vossa nova criação como o vosso toque 'por defeito', ou se preferirem podem associá-lo a um contacto específico.

Se por algum motivo este processo vos parecer demasiado trabalhoso existe uma aplicação chamada 'Zedge' que vos permite personalizar o vosso próprio toque para telemóvel (além de wallpapers e afins).

5,308
Comentários