Telemóveis GPS

O GPS nos telemóveis já se tornou tão essencial como fazer chamadas ou enviar SMS. O que é que diferenciou os Telemóveis GPS do GPS clássico?

O GPS nos telemóveis tornou-se numa funcionalidade praticamente inquestionável, lado a lado com outras funções "vitais" como o envio de SMS ou a realização de chamadas. Mas nem sempre foi assim, e os telemóveis GPS ainda competem com os seus primos "clássicos", os sistemas de navegação dedicados.

Mas se ainda hoje os telemóveis têm GPS, será por um motivo. Ao contrário de uma simples tendência, os telemóveis GPS trouxeram algumas vantagens, juntamente com maior mobilidade, aos sistemas de navegação, complementados com outras funcionalidades.

Telemveis_GPS_02

Porquê telemóveis com GPS?

Já não se trata de um luxo ou de uma funcionalidade premium. Os telemóveis GPS tornaram-se uma ferramenta, com a vantagem de também responderem a comandos de voz e, em muitos casos, possuírem vários modos diferentes que permitem aos utilizadores aceder a vários comandos de navegação diferentes.

O mais óbvio nos telemóveis GPS será o seu tamanho pequeno, comparado com um sistema GPS mais clássico, como o que é visto regularmente em automóveis. As funcionalidades são em tudo semelhantes, mas os telemóveis GPS acrescentam pontos ao factor mobilidade, tornando-se em autênticas ferramentas de navegação - a qualquer hora, em qualquer lugar.

Os telemóveis GPS contam ainda com a vantagem de possuírem diversas apps e tipos de software que permitem optimizar as funcionalidades do GPS no telemóvel, como maior variedade de informações - informações de tráfego, por exemplo.

Telemveis_GPS_03

Os preços também são extremamente apelativos: basta considerar que não está apenas a adquirir um telemóvel, mas uma ferramenta que permite guiá-lo a si, guiar os outros até si e usufruir de conteúdos multimédia.

E o que são Telemóveis GPS ?

Essencialmente, o sistema de navegação GPS (Global Positioning System) é uma tecnologia de posicionamento global, baseada em satélites. Graças à integração do GPS nos telemóveis, hoje em dia é possível fazer monitorização (de forma bastante precisa), em locais específicos.

Além do factor mobilidade, um telemóvel GPS é essencialmente uma ferramenta de navegação que cabe dentro do bolso do utilizador. Em situações de emergência, por exemplo, pemite enviar informações que possam ser úteis à localização dos utilizadores, para que possam ser mais facilmente auxiliados.

No entanto nem tudo são aspectos positivos nos telemóveis com GPS. Devido à integração mais profunda do GPS em telemóveis, questões como o direito à privacidade por parte dos utilizadores vêm à tona. Recentemente, tanto a Apple como a Google foram processadas devido a escândalos que dizem respeito aos sistemas de localização via GPS, dos seus telemóveis.

Telemveis_GPS_05

Telemóveis GPS e A-GPS

O A-GPS (Assisted Global Positioning System) é uma espécie de upgrade do GPS.  A presença do A-GPS nos telemóveis veio soluccionar algumas questões importantes de que os receptores GPS convencionais sofriam.

O GPS, como recorre a uma rede de satélites para poder fornecer aos seus utilizadores informações sobre o seu posicionamento, está sujeito a um fenómeno conhecido por multipath, que atrasa imenso a transferência de dados do GPS, sobretudo em ocasiões em que o utilizador do telemóvel esteja em zonas repletas de prédios altos.

Fazemos nós uma pergunta ao leitor. Quantas vezes deu por si a utilizar o GPS no seu telemóvel? Consulta-o frequentemente enquanto conduz? Os telemóveis GPS vieram facilitar o acesso a estas informações. Diga-nos o que pensa.


Quarta, 29 Junho 2011 14:00 Este artigo foi lido 6211
Classifica este artigo
(2 Voto)
Notícia seguinte: Telemóveis Kitty »
Notícia anterior: « Nokia Symbyan
Publicidade

BANNER-PASSATEMPO-iPHONE-01

Oferta da Semana

 

 

banner_alugar_ipads

Subscrever Newsletter

Easy call blocker on Google play