Melhores tarifários telemóveis

Escolha os melhores tarifários telemóveis com o novo serviço da ANACOM. Com.Escolha permite comparar tarifários telemóveis para escolher a melhor opção.

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) disponibilizou, a partir de hoje (1 Junho 2011), um novo serviço que permite medir e comparar os tarifários disponíveis em serviços móveis, de televisão e de Internet. O serviço Com.Escolhe permite comparar e escolher, entre outros, quais os melhores tarifários telemóveis para os clientes.

O serviço já inclui tarifários Optimus, além de tarifários Vodafone, Cabovisão e Ar Telecom. Quanto à TMN, disponibiliza apenas os tarifários de acesso à Internet (brevemente deverá disponibilizar tarifários telemóveis), enquanto que a ZON ainda não disponibilizou quaisquer informações.

«O Com.escolha é mais uma pedra na política de apoio ao consumidor. A nossa ideia é popularizá-lo o mais possível.A nossa missão é disponibilizar este instrumento», referiu Filipe Baptista, Administrador da ANACOM.

Os utilizadores podem criar um perfil de consumo e colocar os seus detalhes online, além de contarem com a organização dos vários tarifários (telemóveis, televisão, internet) por custo mensal, durante um período de 12 meses. Outra vantagem é a possibilidade dos utilizadores poderem combinar pacotes de tarifários diferentes.

Para poder decidir quais são os melhores tarifários telemóveis disponíveis e adequados para si (ou tarifários de Internet e/ou televisão), basta aceder ao website do serviço Com.escolha. Quanto aos tarifários para telemóveis, pode aceder especificamente aqui.

Enquanto que o serviço da ANACOM não nos apresenta propriamente uma novidade, possui a vantagem de ser um serviço facilmente acessível aos consumidores, e de contar com alguma abrangência de serviços. A Deco Proteste, por outro lado, já havia disponibilizado anteriormente uma ferramenta para calcular os melhores tarifários telemóveis.

O serviço da Deco Proteste só é mais limitado a partir do momento em que requer que os utilizadores sejam associados, o que à partida limita o acesso à informação a um significativo número de utilizadores. 

Melhores_Tarifrios_Telemveis_03

Outras alternativas ?

Pode sempre optar por escolher "manualmente" o melhor tarifário para telemóveis. Se for o caso, deve ter em conta vários aspectos que não só lhe permitem tomar uma decisão mais acertada, como também eliminam nuances desnecessárias.

A saber

Ao optar pelo melhor tarifário telemóvel para si, tem que considerar em primeiro lugar para que rede é dirigida a maior parte das suas comunicações. Uma forma útil de perceber isto é consultando as últimas facturas (especialmente se tiverem detalhe das chamadas).

Este mesmo método também pode ser vantajoso para o utilizador perceber se as chamadas realizadas são feitas para dentro de um grupo restrito de contactos, ou se são mais abrangentes.

Melhores_Tarifrios_Telemveis_02

Após estes aspectos serem considerados, tenha em conta também o próprio valor mensal da factura. Ao considerar um novo tarifário para telemóvel, o valor mensal indica se será (ou não) vantajoso optar por um tarifário pré-pago ou pós-pago.

Fique a saber que as chamadas mais caras estão normalmente no tarifários pré-pagos e que não o obrigam a carregamentos obrigatórios Os tarifários para telemóveis pré-pagos (mas com carregamentos obrigatórios) são uma das opções disponíveis, já que os preços praticados costumam ser intermédios.

Um tarifário pós-pago, por exemplo, costuma incluir os preços mais vantajosos para a realização de chamadas telefónicas.

Melhores tarifários telemóveis

Melhores_Tarifrios_Telemveis_01

Há que sublinhar, no entanto, que o que aumenta a procura de um determinado tarifário para telemóvel não é propriamente o preço, mas sim a abrangência da sua utilização dentro de uma rede de contactos.

A título de exemplo existem tarifários como o TMN Moche, o Optimus Tag ou o Vodafone Extravaganza, populares sobretudo entre os mais jovens, mas que facilmente se podem adaptar a qualquer pessoa cuja rede de contactos seja constituída por vários utilizadores desses tarifários para telemóveis.

Outros aspectos a ter em conta, e que se tornam mais subjectivos, são a qualidade do serviço, a possibilidade de fazermos portabilidade de número gratuitamente ou a exclusividade de serviços que uma determinada rede oferece e que possa interessar o utilizador. Medir a sua satisfação actual com a rede com que opera também pode ser um primeiro passo aconselhável.


Quarta, 01 Junho 2011 15:30 Este artigo foi lido 16045
Classifica este artigo
(2 Voto)
Notícia seguinte: Melhores Apps iPhone »
Notícia anterior: « Vídeo do Telemóvel LG Maximo 2X
Publicidade

BANNER-PASSATEMPO-iPHONE-01

Oferta da Semana

 

 

banner_alugar_ipads

Subscrever Newsletter

Easy call blocker on Google play