Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Nokia 700 é smartphone Symbian Belle mais pequeno da fabricante finlandesa. Equipado com câmara de 5 MP, Nokia 700 suporta gravação de vídeos em 720p.

A Nokia apresentou o Nokia 700 como um smartphone prático, direccionado para utilizadores jovens, modernos e viciados em redes socias. Será que o smartphone mais pequeno da Nokia consegue satisfazer essas exigências ? É o que vamos ver já a seguir durante a nossa análise. Utilizámos o Nokia 700 ao longo de aproximadamente duas semanas e as nossas conclusões podem ser consultadas já a seguir.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Acessórios do Nokia 700

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

O Nokia 700 vem equipado com os acessórios da praxe, por assim dizer: auscultadores, cabo microUSB e carregador com entrada standard da Nokia, um pormenor que na nossa opinião já é algo ultrapassado.

Design do Nokia 700

O Nokia 700 foi anunciado como o smartphone mais pequeno da Nokia, e isso é sem dúvida uma característica que deverá chamar a atenção de potenciais interessados, especialmente se não gostarem de smartphones  com ecrãs gigantes, acima das 4 polegadas.

Mas o Nokia 700 não é apenas um smartphone pequeno. É também bastante fino e elegante, equipado com um ecrã de 3.2 polegadas com tecnologia ClearBlack, câmara digital de 5 MP e VGA (frontal). As costas do Nokia 700 são igualmente agradáveis do ponto de vista estético - a cobertura da bateria, por exemplo, é bastante suave ao toque e é muito simples de tirar.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Talvez inspirado pelo Windows Phone, o Nokia 700 também vem equipado com um botão de câmara dedicado, o que na nossa opinião é sempre uma mais valia e torna a experiência muito mais prática e intuitiva. O botão dedicado de câmara está na parte direita do smartphone, com os botões físicos de volume localizados na parte superior. Os botões, apesar de pequenos e finos, são bastante confortáveis de utilizar.

Quanto à parte de cima do Nokia 700, é lá que encontramos uma entrada micro USB e uma entrada de 3.5 mm para auscultadores, além da - já antiquada - entrada para carregador. E por fim, a parte frontal - além do ecrã de 3.2 polegadas, estão presentes três botões físicos - um dedicado a chamadas, menú e terminar chamadas.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Interface e Funcionalidades do Nokia 700

O Nokia 700 é um telemóvel equipado com Symbian Belle e a primeira coisa que nos chama a atenção é o look melhorado face às versões anteriores. E o que dizer desta versão face à anterior, o Symbian Anna ? Bem, para começar mantém algumas das suas características, tais como a barra de notificações que inclui vários atalhos para as opções de conectividade presentes no Nokia 700, o que é sem dúvida bastante útil.

Também os ecrãs principais são personalizáveis - desde o fundo de ecrã aos widgets que incluímos -, além de nos permitir organizar ícones manualmente ou colocá-los em pastas.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Uma coisa é certa no Symbian Belle: quer apreciemos este sistema operativo ou o consideremos antiquado, quer-nos parecer que a Nokia se esforçou por manter a simplicidade que já lhe é reconhecida aliada a diversas melhorias, o que nos poderá fazer pensar que estamos perante um dos melhores smartphones Symbian que já testámos.

Navegar por entre os menús da interface Symbian Belle do Nokia 700 é rápido, o multitasking sofreu imensas melhorias e até a experiência em jogos consegue proporcionar bons momentos de entretenimento - é claro que o processador de 1 GHz tem impacto na performance do Nokia 700, mas são sem dúvida aspectos que a Nokia se concentrou em aprimorar.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

A desvantagem deste Nokia 700 é que não deverá interessar a utilizadores de outros sistemas operativos, o que é compreensível - ainda há algum trabalho a ser feito, e o facto de o Windows Phone se ter tornado na principal prioridade da Nokia poderá contribuir ainda mais para o desinteresse face ao Symbian. Contudo, devemos apontar que a navegação aqui prima muito pela sua familiaridade, com o benefício de que os utilizadores não têm, necessariamente, que se perder durante as várias camadas do Symbian a que já nos habituámos.

Curiosamente deparámo-nos com alguns comentários que sugeriam que esta versão do Symbian parecia ter sido inspirada, em parte, na interface de alguns smartphones Android. E a verdade é que depois de o experimentarmos somos obrigados a concordar, o que não é propriamente um aspecto negativo.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Comparativamente a outros smartphones Nokia, tal como o Nokia E7, continuámos a ter alguns pequenos crashes durante a nossa experiência com o Nokia 700 - mas estes congelamentos de ecrã tornaram-se um encontro raro, muito em parte graças ao processador de 1 Ghz.

Internet e Conectividade no Nokia 700

O Nokia 700 vem equipado com diversas opções de conectividade que poderão torná-lo um smartphone igualmente atractivo. Tendo em conta que a experiência de utilização sofreu diversas melhorias, não podíamos ter ficado mais curiosos sobre a experiência Web que o Nokia 700 nos viria proporcionar.

Antes de mais, o Nokia 700 suporta 3G, Wi-Fi e vem equipado com um ecrã de boa qualidade, embora o seu tamanho possa ser algo turn-off face a uma experiência Web fantástica - somos da opinião que quanto maior o ecrã, mais interessante a experiência web se pode tornar. Antes de recorrermos ao browser Opera, que é o nosso browser de eleição em smartphones Nokia, resolvemos experimentar o browser nativo. E eis a nossa opinião:

Navegar na Internet com o Nokia 700 tem, sem dúvida, os seus pontos positivos e negativos. A resposta do ecrã ao toque é muito melhor do que imaginávamos inicialmente, e a navegação em si consegue ser bastante rápida consoante as condições em que é feita. Com o Wi-Fi, por exemplo, o Nokia 700 conseguiu carregar páginas muito rapidamente - embora tenham surgido ocasiões em que nem sequer uma imagem conseguiu processar.

Fazer scroll up ou down nas páginas carregadas pelo browser nativo do Nokia 700 é muito rápido e permite que a experiência Web não se torne, aqui, enfadonha, além de que o Nokia 700 também permite ajustar textos maiores ao tamanho do ecrã, sempre com a fonte bem definida, facilitando muito a sua leitura.

Alguns pormenores podem e devem, contudo, ser melhorados. Quando experimentamos fazer Zoom, por exemplo, o texto ajusta-se. Mas algumas imagens levam demasiado tempo a carregar e aparecem-nos pixelizadas, o que talvez esteja relacionado com o processamento do Nokia 700. Por estes motivos recorremos ao Opera, até porque nos sentimos mais familiarizados com a sua interface.

Câmara e Multimédia no Nokia 700

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

O Nokia 700 vem equipado com uma câmara de 5 MP que inclui Flash LED e suporte para gravação de vídeos em HD, 720p. Como já referimos anteriormente, o Nokia 700 também inclui - à semelhança dos smartphones com Windows Phone - um botão de câmara dedicado, o que permite aceder mais facilmente à câmara, de forma directa, e tirar fotografias.

Algumas características a apontar na câmara do Nokia 700 incluem a focagem fixa, um aspecto que nos deixa algo irritados pois gostamos de fotografias com profundidade. Por outro lado, e talvez de forma a compensar, a Nokia incluiu vários modos de edição que são simples de utilizar e permitem "brincar" com as fotografias que acabámos de tirar: automático, retrato, panorâmico e personalizado.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Também a própria interface é bastante simples e user friendly, além de oferecer algumas opções aos seus utilizadores - quem preferir pode recorrer ao botão de câmara dedicado, mas também pode tirar fotografias através do botão touch na interface, ou ainda programar um contador para tirar a fotografia automaticamente.

Apesar de definitivamente não ser a melhor câmara do mercado, cumpre aquilo a que se propõe e ainda oferece algumas possibilidades aos seus utilizadores, além de ser óptima se a intenção for a de fazer upload de imagens para o Facebook ou o Twitter.

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

Performance do Nokia 700

O Nokia 700 vem equipado com um processador de 1 GHz que apesar de lhe garantir uim desempenho razoável poderá ser turn off para alguns utilizadores, especialmente tendo em conta a tendência para processadores dual - e mais recentemente quad - core. O resultado é que a performance do Nokia 700 é boa, mas não é sublime.

Como referimos anteriormente ao longo da nossa análise, achámos que a performance do Nokia 700 está longe de ser considerada má, antes pelo cotnrário - é muito superior a modelos anteriores, também porque o próprio software sofreu diversas melhorias e consegue gerir de forma mais eficiente tudo o que está a acontecer no Nokia 700. Contudo, continuámos a presenciar alguns crashes - muito raros, mas existentes - e alguns congelamentos de imagem durante algumas tarefas.

Achámos,. isso sim, que a Nokia apostou bastante na melhoria da experiência de utilização em smartphones Symbian, e isso é visível no Nokia 700. Não só estamos perante um sistema operativo mais apelativo esteticamente, mas também mais intuitivo, simples e funcional, o que ao fim ao cabo é o mais importante num smartphone.

Conclusões sobre o Nokia 700

Nokia 700, review ao pequeno Symbian Belle da Nokia

O Nokia 700 é um smartphone elegante, ergonómico e bastante confortável de utilizar. Mas não se fica por aí: o Nokia 700 é uma demonstração da dedicação que a fabricante finlandesa tem ao seu próprio sistema operativo. Com uma experiência de utilização agradável, embora longe de ser perfeita, algumas melhorias saltam à vista enquanto que outras são mais ocultas.

O look do Symbian Belle oferece familiaridade ao mesmo tempo que nos chama a atenção: os utilizadores Nokia mais ferrenhos irão certamente reconhecer a experiência que aqui vão encontrar, embora com algumas melhorias muito significativas - maior fluidez, mais simplicidade e menos necessidade de navegar por camadas. Também o look do Symbian Belle foi aprimorado e a tecnologia ClearBlack contribui para uma apreciação mais geral de todos os contrastes de cores da UI do Nokia 700.

A experiência Web proporcionada pelo Nokia 700 também foi melhorada, mesmo que para esse efeito nós optássemos antes por um smartphone com ecrã maior - nada que não possa, contudo, ser resolvido com browsers mobile como o Opera, que oferece uma excelente experiência de navegação em smartphones destes.

Classificação do Nokia 700

Acessórios: 7,67

Design: 8,99

Interface e Funcionalidades: 7,70

Câmara e Multimédia: 7,38

Internet e Conectividade: 7,90

Performance: 7,75

Extras: 7,90

__________________________________________

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 7,90

 


Terça, 15 Maio 2012 14:00 Este artigo foi lido 2163
Classifica este artigo
(1 vote)
Publicidade

BANNER-PASSATEMPO-iPHONE-01

Oferta da Semana

 

 

banner_alugar_ipads

Subscrever Newsletter

Easy call blocker on Google play