Telemóveis Android

É impossível ignorar a presença dos telemóveis Android nos dias que correm. Lançado em 2009, o primeiro telemóvel Android foi um HTC Dream.

Hoje é difícil encontrar quem não saiba o que é um telemóvel Android, mas há 10 anos nem sequer a Google poderia imaginar o que seria um telemóvel Android. O leitor provavelmente até tem um telemóvel Android neste momento, mas sabe como começou tudo? Vamos ver.

Primórdios dos telemóveis Android

Telemveis_Android_01

Inicialmente, o Android começou por ser uma empresa norte-americana fundada em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, com o objectivo de «desenvolver telemóveis mais inteligentes e mais conscientes da localização e preferência dos seus utilizadores», de acordo com Andy Rubin, antigo CEO da Android Inc. e actual Vice Presidente Sénior de Mobile, na Google.

A Google só adquiriu em 2005 a Android Inc., que manteve em funções os principais membros, numa altura em que surgiam rumores de que a Google estaria a considerar aderir ao segmento dos telemóveis.

Desenvolvimento dos telemóveis Android

Telemveis_Android_02

O sistema Android começou a ser desenvolvido com base em Linux Kernel, enquanto plataforma para telemóveis, com a Google a promover o seu sistema operativo entre diversas fabricantes, com a proposta de um sistema operativo sujeito a upgrades. Toda a especulação em redor dos telemóveis Android culminou em 2006, quando foi noticiado que a Google estaria a promover várias apps para o segmento dos telemóveis.

Licenciamento dos telemóveis Android

A primeira versão do sistema Android foi apresentada em 2007, durante um evento que reuniu aquela que ficou conhecida como a Open Handset Aliance, um grupo constituído por companhias como a T-Mobile, Motorola, NVIDIA, Samsung e Google, entre várias outra.

A partir de 2008 o Android passou a estar disponível como um software gratuito e open source. A Google disponibilizou todo o código fonte do sistema Android, mesmo que não permitisse que as fabricantes utilizassem a marca registada.

Telemveis_Android_04

Telemóveis Android em 2011

Os telemóveis Android estão constantemente em expansão, sendo um dos principais sistemas operativos para telemóveis da actualidade. A próxima versão Android a estar disponível para telemóveis (e tablets também) será o Android 4.0 (Ice Cr e am Sandwich), uma combinação de Android 2.3 (Gingerbread) e 3.0 (Honeycomb).

Versões do sistema Android para telemóveis:

Android 1.0 Beta - O primeiro telemóvel Android a ser lançado foi o HTC Dream, que já disponibilizava a app Android Marketplace, para o download de apps, browser de navegação na Web e outras funcionalidades como o suporte para câmara digital, além da sincronização com alguns serviços Google.

Android 1.5 Cupcake - A partir daqui a Google iria manifestar, ao longo das várias versões do sistema Android, o seu gosto por doces e guloseimas. O Android 1.5 Cupcake foi lançado em 2009 e já incluía um teclado virtual, além de Widgets.

Android 1.6 Donut - Um outro update ao sistema Android, que veio melhorar alguns bugs e trazer mais algumas funcionalidades, tais como o suporte de ecrãs para resoluções WVGA, inclusão de Voice Search e suporte para mais tecnologias.

Android 2.0/2.1 Eclair - Uma nova versão do sistema da Google para telemóveis Android, disponível em 2009. A interface de utilizador recebeu melhorias, o sistema Android passou a suportar mais tamanhos e resoluções de ecrã, entre outras melhorias (como o teclado virtual, que sofreu alguns updates).

Android 2.2 Froyo - Disponível desde Maio de 2010. A partir daqui, os telemóveis Android passaram a suportar hotspots WiFi, a velocidade e a memória do sistema foram optimizados e o acesso às apps também sofreu updates a nível de performance. O suporte de Adobe Flash é uma das suas novidades mais recentes.

Android 2.3 Gingerbread - Disponível desde o fim de 2010, o sistema Android 2.3 Gingerbread veio mostrar uma interface de utilizador com um design renovado, mais simples e rápida. A integração de tecnologia NFC foi uma das novidades do sistema Android 2.3, além do suporte para mais ficheiros multimédia, entre diversas novas funcionalidades.

Android 3.0 Honeycomb - A última versão Android, desenhada especificamente para correr em tablets, não estando disponível para telemóveis.

Android 4.0 Ice Cream Sandwich - Será a próxima versão do sistema Android, e estará disponível tanto para telemóveis como para tablets. Será, de acordo com Andy Rubin, uma combinação entre Android 2.3 Gingerbread e Android 3.0 Honeycomb.


Terça, 05 Julho 2011 15:00 Este artigo foi lido 9787
Classifica este artigo
(0 Voto)
Tags
Notícia seguinte: Telemóveis Sony Ericsson »
Notícia anterior: « Telemóveis Online
Publicidade

BANNER-PASSATEMPO-iPHONE-01

Oferta da Semana

 

 

banner_alugar_ipads

Subscrever Newsletter

Easy call blocker on Google play